Em breve, a frota de cargueiros Boeing 737-800BCF da Gol Linhas Aéreas estará completa, já que o sexto exemplar do modelo já foi convertido na China e logo deverá aterrissar em solo brasileiro.
A aeronave de 15,5 anos terá matrícula PS-GFF quando retornar ao país. Antes, o jato já havia voado na frota da empresa brasileira como PR-GGK (msn 35065), operando com passageiros.
Neste sábado, 30 de setembro, o avião foi visto nas plataformas de rastreamento de voos, como o Radarbox, decolando de Xangai, na China, rumo a Singapura, no que poderia ser tanto um voo de teste quanto um início do traslado ao Brasil.
Assim como os demais cinco aviões do modelo, este será empregado em rotas do contrato de parceria entre a empresa aérea e o marketplace Mercado Livre.
No total, a Gol espera contar com seis Boeing 737 cargueiros até o final deste ano. O acordo entre as duas grandes empresas, por sua vez, prevê uma expansão para até doze cargueiros até 2025, caso as condições de mercado estejam favoráveis.
O 737-800BCF é baseado na aeronave de passageiros 737-800. É equipado com winglets combinados para aumentar a eficiência de combustível e o desempenho de voo. A aeronave garante custos operacionais mais baixos para cada tonelada de carga útil em comparação com os cargueiros de fuselagem padrão da série 737 Classic.
A aeronave tem 39,5 m de comprimento, 35,8 m de envergadura e 12,6 m de altura. Seu peso máximo de decolagem (MTOW) é de 79.000kg, enquanto o peso máximo de pouso é de 66.350kg. O modelo é capaz de transportar até 23,9 t de carga. O convés principal oferece 141,5 m³ de espaço para carga, enquanto o convés inferior oferece 43,7 m³ de espaço para carga a granel.