Treinador vai para a 15ª edição da competição na carreira, a primeira no comando de um clube do Rio de Janeiro
Cruzeiro x Flamengo tem um atrativo especial pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na próxima quinta-feira, às 19h (de Brasília) no Mineirão, Tite volta a dirigir um clube depois de sete anos, seis deles dedicados à Seleção. Hoje, um dos mais vitoriosos treinadores do Brasil, o gaúcho de 62 anos já cortou um dobrado na competição para vencer em suas estreias a cada ano. Depois da primeira vitória, porém, deslanchou. Os dados são do Espião Estatístico, do ge.
Tite fez seu primeiro jogo na Série A em 2 de agosto de 2001, quando a competição ainda era decidida no mata-mata. Comandava o Grêmio e chegava com moral ao campeonato, pois havia acabado de ser campeão gaúcho e da Copa do Brasil. Mas estreou com derrota por 2 a 0 para o Athletico-PR, na Arena da Baixada, na primeira rodada do Brasileirão. Depois, fez boa campanha e parou somente nas quartas de final, após revés diante do Atlético-MG.
Na sequência, teve mais duas estreias com o Grêmio, uma com o São Caetano e outra no comando do Corinthians. Empatou três e perdeu uma.
Em 2002, nova estreia fora de casa, e dessa vez ficou no 1 a 1 com o Palmeiras no antigo Parque Antártica. No ano seguinte, ainda no comando do Grêmio, voltou à Arena da Baixada na estreia e levou outro 2 a 0 do Athletico-PR. Na mesma edição (a primeira por pontos corridos), estreou pelo São Caetano no 1 a 1 em casa contra o Juventude, na 23ª rodada. Em 2004, assumiu o Corinthians na oitava rodada e ficou no 1 a 1 com o São Paulo no Morumbi.
A primeira estreia bem sucedida aconteceu no Atlético-MG, em 2005, e com direito a uma goleada: 4 a 1 sobre o Figueirense no Mineirão, na abertura do campeonato. Depois, emplacou uma sequência debutando com o pé direito: 2 a 1 com o Palmeiras em cima do Santa Cruz no Parque Antártica, na sexta rodada do Brasileiro de 2006; repetiu o 2 a 1 com o Internacional sobre o Botafogo no Beira-Rio, também na sexta rodada de 2008; ainda no Colorado, fez 1 a 0 no Corinthians dentro do Pacaembu na abertura da Série A em 2009; e com o Corinthians venceu em casa o Palmeiras por 1 a 0, na 31ª rodada em 2010, e bateu o Grêmio por 2 a 1 no Olímpico em 2011, ano de seu primeiro título brasileiro.
Depois de seis vitórias seguidas em estreias na Série A, Tite perdeu com o Corinthians na abertura do campeonato de 2012: tomou 1 a 0 do Fluminense dentro do Pacaembu. No ano seguinte, empatou em casa em 1 a 1 com o Botafogo na primeira rodada. O técnico, que não trabalhou em 2014, só voltou a debutar com um triunfo em 2015, justamente no ano de seu segundo título brasileiro, novamente no comando do Timão. Naquela edição, bateu o Cruzeiro por 1 a 0 em jogo na Arena Pantanal, válido pela primeira rodada. Sua última estreia foi em 2016, quando ficou no 0 a 0 com o Grêmio na Neo Química Arena.
15º Brasileirão de Tite
Técnico bicampeão brasileiro, Tite inicia na próxima quinta feira a sua 15ª edição de Campeonato Brasileiro, pela primeira vez comandando um clube carioca. Com apenas 12 rodadas para o fim, o comandante tem como objetivo principal classificar o Flamengo diretamente para a fase de grupos da Conmebol Libertadores de 2024. O Rubro-Negro atualmente é o quinto colocado com 44 pontos, mesma pontuação do Palmeiras, que está à sua frente no saldo de gols.
Nas 15 edições que participou, Tite só não terminou o campeonato quatro vezes: com o Atlético-MG em 2005, o Palmeiras em 2006, o Inter em 2009 e o Corinthians em 2016, quando assumiu a seleção brasileira no meio da temporada. Além dos dois títulos conquistados, o treinador foi duas vezes terceiro colocado (com Grêmio em 2002 e Corinthians em 2010); uma vez ficou em quarto lugar (com o São Caetano em 2003); duas vezes chegou em quinto (com Grêmio em 2001 e Corinthians em 2004) e outras duas vezes ficou em sexto (com Inter em 2008 e Corinthians em 2012). Sua pior colocação final foi um 10º lugar com o Corinthians de 2013.
Fonte: Ge