Veja do que o Botafogo precisa para ser campeão sem depender dos rivais

Esportes

Glorioso lidera o Brasileirão com sete pontos de vantagem e tem um jogo a menos que os principais concorrentes

Campeonato Brasileiro caminha para a reta final e o torcedor do Botafogo diariamente faz as contas para saber quando poderá comemorar o título. Com sete pontos de vantagem e um jogo a menos, o clube tem um cenário claro para ser campeão sem depender dos resultados dos adversários: precisa somar 20 pontos nas últimas 10 rodadas.

Essa pontuação é em um cenário hipotético em que o Bragantino, atual vice-líder, vença os nove jogos que restam do Brasileirão. Caso isso ocorra, o clube do interior de São Paulo chegará a 79 pontos. O Glorioso precisaria vencer seis e empatar dois dos dez jogos que tem pela frente para atingir esse somatório e ficar com a taça, já que tem vantagem do desempate.

Ou seja, a equipe de Lúcio Flávio precisa de um aproveitamento de 66,6% para ser campeão no pior cenário possível, em que o segundo colocado tenha 100% de desempenho.

Os outros dois perseguidores mais próximos do Botafogo são Palmeiras e Flamengo. Ambos somam 50 pontos e podem chegar no máximo a 77. Em um cenário que um deles tenha apenas triunfos até a última rodada, seis vitórias bastam para o título botafoguense.

Obviamente, é improvável que qualquer equipe vença todos jogos até o fim do Brasileiro, especialmente com o calendário apertado e jogos às quartas e domingos. A cada tropeço dos rivais, essa meta de pontuação vai se tornando mais baixa. Confira os jogos que restam para os quatro times da ponta da tabela:

Botafogo: Cuiabá (casa), Palmeiras (casa), Vasco (fora), Grêmio (casa), Bragantino (fora), Fortaleza (fora), Santos (casa), Coritiba (fora), Cruzeiro (casa) e Internacional (fora).
Bragantino: Goiás (fora), Corinthians (casa), São Paulo (fora), Botafogo (casa), Flamengo (fora), Internacional (fora), Fortaleza (casa), Coritiba (casa) e Vasco (fora).
Flamengo: Santos (casa), Fortaleza (fora), Palmeiras (casa), Fluminense (casa), Bragantino (casa), América-MG (fora), Atlético-MG (casa), Cuiabá (casa) e São Paulo (fora).
Palmeiras: Bahia (casa), Botafogo (fora), Athletico-PR (casa), Flamengo (fora), Internacional (casa), Fortaleza (fora), América-MG (casa), Fluminense (casa) e Cruzeiro (fora)
A média de pontos dos campeões brasileiros de pontos corridos historicamente é de 77. Porém, nunca um time que somou ao menos 75 ficou sem a taça. Para isso, faltam 16 para o Glorioso com 30 em disputa. Basta somar um pouco mais metade dos pontos que tem pela frente.

O próximo passo da caminhada rumo ao título brasileiro é no domingo (29). O Botafogo entra em campo às 20h contra o Cuiabá no Estádio Nilton Santos. Se vencer, coloca a diferença na ponta novamente em ao menos nove pontos.

Fonte: Ge