Lado esquerdo é setor frágil em má fase do Botafogo; veja o raio-x

Esportes

Equipe vive fase de queda de desempenho defensivo que é uma das causas do momento ruim no returno do Brasileirão

A má fase do Botafogo no segundo turno do Campeonato Brasileiro coincide também com uma queda de desempenho do setor defensivo do time. Foram 13 gols sofridos nos últimos 10 jogos, que resultaram em seis derrotas, dois empates e apenas duas vitórias.

Nos 21 jogos anteriores, a equipe havia sofrido apenas 11 gols. Para analisar a momento ruim do setor defensivo, o Espião Estatístico destrinchou todas as informações de cada uma das bolas que o goleiro Lucas Perri foi buscar na rede:

8 surgiram a partir de jogadas aéreas (61,5%)
2 surgiram a partir de contra-ataques do adversário (15,3%)
3 surgiram a partir de jogadas de bola parada – faltas levantadas e escanteios (23%)
11 aconteceram finalizações de dentro da área e dois com arremates de fora da área.
Com a bola rolando, o Alvinegro sofreu 10 gols nessas partidas. O lado esquerdo do setor de defesa é por onde mais vezes os adversários encontraram espaço para construir as jogadas.

5 surgiram a partir de última ação pelo lado esquerdo de defesa
2 surgiram pelo centro da defesa
3 surgiram a partir de última ação pelo lado direito de defesa

Inversão de tendência
O recorte do mau momento mostra uma mudança em relação ao que foi a fragilidade do Botafogo ao longo do resto do campeonato e até mesmo em toda a temporada. A lateral-direita foi sempre a principal questão no time titular.

Isso se traduz também nos números da equipe em se considerando todo o Brasileirão. Foi pelo setor de Leonel Di Plácido e Rafael, dois titulares da posição ao longo da campanha, que os rivais mais produziram, considerando os 19 gols sofridos com bola rolando em todo o torneio:

6 surgiram a partir de última ação pelo lado esquerdo de defesa
2 surgiram pelo centro da defesa
11 surgiram a partir de última ação pelo lado direito de defesa

O Botafogo ainda briga no topo do Campeonato Brasileiro e a próxima missão é nesta quinta-feira. Recebe o Grêmio em São Januário, às 20h, pela 33ª rodada. O Estádio Nilton Santos está fechado para a realização do show da banda RBD nestas quinta e sexta

Fonte: Ge