Um mês de Tite no Flamengo: vídeos diários, correções imediatas e relações humanas restabelecidas

Esportes

Primeiro treino do gaúcho de 62 anos no Ninho do Urubu foi realizado em 10 de outubro; com ele, Fla venceu quatro jogos e perdeu dois

Às 8h30 do dia 10 de outubro de 2023 Tite pisava pela primeira vez no Ninho do Urubu. A primeira transformação radical dava-se de forma imediata no campo das relações humanas. Após um mês de Flamengo, as mudanças migraram para o gramado, e os resultados começam a aparecer com marcas muito fortes.

Sim, ainda há irregularidade e oscilações, mas o Flamengo de Tite apresenta organização, consistência defensiva e uma variação de repertório que ganhou eco nos últimos cinco gols rubro-negros, dois contra o Fortaleza e três diante do Palmeiras. O time e todos os departamentos se comunicam.

Até o momento são quatro vitórias, duas derrotas, 11 gols marcados e cinco sofridos. Mas que metodologias têm influenciado para esse crescimento? O ge lista alguns deles.

Reuniões e vídeos diários
O resgaste das relações humanas que estavam escanteadas com Sampaoli facilitou na integração de todos os funcionários do Ninho do Urubu nos processos. Vídeos são exibidos diariamente para que correções sejam feitas, tanto em relação a jogos quanto aos treinamentos.

Há reuniões diárias com a gerência de futebol e outros departamentos. Marcos Braz, o responsável pela pasta, está a par de todos os processos e muito alinhado à comissão técnica de Tite.

Os vídeos para ajustes táticos são feitos na academia antes dos treinamentos, mas também acontecem dentro de campo. O telão trazido por Paulo Sousa em 2022 voltou a ser utilizado. O equipamento tem como finalidade correções imediatas de posicionamento durante os treinamentos

Rotina de Tite
Tite mantém como rotina o que fez exatamente há um mês. Costuma chegar entre 9h e 10h, cerca de seis horas antes da apresentação dos jogadores. Deixa o Ninho do Urubu à noite. Pessoas que convivem no dia a dia do CT veem o gaúcho como um profissional obcecado por trabalho.

A maioria dos treinos acontece no período da tarde por uma questão fisiológica. A comissão entende que o ideal são atividades realizadas em horários próximos ao dos jogos à noite. Quando a partida é marcada para 16h, a rotina é alterada.

Um dos três auxiliares, Cléber Xavier é visto como um fiel escudeiro para Tite, o “filtro perfeito”. Bem relacionado com todos, Clebinho, como é chamado carinhosamente, reúne as informações e faz com que elas cheguem bem detalhadas ao treinador. Amigo de Tite há mais de 20 anos, é figura importante também para que não tirem a concentração do comandante em momentos cruciais.

Também auxiliar e filho de Tite, Matheus Bachi é o responsável pelas bolas paradas. A resposta tem sido positiva, e o Flamengo passou a sofrer pouco no fundamento após a chegada da comissão técnica. O erro que causou maior prejuízo culminou no gol de empate do Santos, em Brasília.

Tite assumiu para si o gol sofrido. Não quis colocá-lo nas costas de Matheus e nem dos seus jogadores. O fez para mostrar que todos estão sujeitos a equívocos e, consequentemente, também a fim de tirar a pressão dos comandados.

Vou te dar um exemplo prático do que aconteceu. Eu individualmente errei no jogo contra o Santos. Eu fui reposicionar os atletas na bola parada. Pode ver no vídeo. Comecei a trazer para trás um posicionamento que era mais central. Deu rebote, e aquele posicionamento que era de pressão não deu porque alongou a marcação. Eu interferi de forma errada.

Desde que Tite chegou, já estiveram ao lado dele na mesa o preparador físico Fábio Mahseredjian, os auxiliares Cléber Xavier e Matheus Bachi, além do médico Márcio Tannure, gerente de saúde e alto rendimento do Flamengo.

O gaúcho de 62 anos gosta de valorizar a todos por entender que ninguém conquista nada sozinho.

O primeiro mês foi concluído com quatro vitórias, consistência e recuperação de dois jogadores em especial: Everton Cebolinha e Pedro. O primeiro ensaia uma redenção após ano bastante discreto, enquanto o outro vem de quatro gols em três jogos consecutivos.

Quatro dias antes de completar dois meses de Flamengo, Tite saberá se cumpriu o objetivo de vaga direta na Libertadores ou se foi além e conquistou o improvável eneacampeonato brasileiro. De momento o que ele conquistou foi a confiança dos atletas, dos funcionários e de grande parte da torcida rubro-negra.

Fonte: Ge