Cartão amarelo de alívio: “muito Vasco”, Medel conquista torcida e eleva nível da defesa

Esportes

Desde que passou a jogar na zaga, chileno se tornou absoluto no time de Ramón Díaz

Um cartão amarelo aplicado em Chile x Paraguai, na última quinta-feira, fez a torcida do Vasco comemorar no Brasil. O alívio não tem relação alguma com as eliminatórias sul-americanas. A euforia se deu porque a “vítima” do árbitro Fernando Rapallini foi Gary Medel, que ficou suspenso na seleção chilena e retornou mais cedo ao Rio de Janeiro, às vésperas de um jogo importantíssimo.

O fato de a torcida do Vasco assistir a um jogo irrelevante para o clube e sem grandes efeitos até mesmo para a seleção brasileira é significativo para explicar o espaço que Medel ganhou no time carioca.

Contratado com status de estrela após passagens por grandes clubes, o jogador de 36 anos não convenceu nos dois primeiros jogos pelo Vasco, nas derrotas para Athletico-PR e Corinthians. O chileno, que atuou durante grande parte da carreira como volante, já havia alertado em sua chegada ao Brasil que agora preferia jogar como zagueiro.

A experiência o fez de cara ganhar a faixa de capitão, e o comportamento em campo fez com que a torcida se identificasse instantaneamente com o zagueiro. Mais de uma vez, Medel provou ser “muito Vasco”, frase que o fez viralizar após uma vitória do time.

  • Bom mesmo é vestir essa camisa e ser feliz – escreveu o zagueiro em seu Instagram após o último jogo, a vitória por 2 a 1 sobre o América-MG.

Atitudes como essa o fazem ganhar pontos com os vascaínos, como aconteceu quando ele tatuou o escudo do Vasco na perna, onde tem tatuagens de outras equipes que defendeu na carreira.

Medel no Vasco:

16 jogos (todos como titular)
22 desarmes
18 interceptações
90 bolas recuperadas
777 passes certos
40 passes errados
10 faltas cometidas
4 faltas recebidas
1 cartão vermelho
4 cartões amarelos

Fonte: Ge