Eleição de Melei põe dúvida visita do Papa à Argentina

Internacional

Com a vitória de Javier Milei nas eleições presidenciais da Argentina, uma pergunta que vem se repetindo há muito tempo está sendo feita: o papa Francisco visitará seu país natal em 2024?

Javier Milei, do partido A Liberdade Avança, derrotou Sergio Massa, atual ministro da Economia e candidato do partido União pela Pátria, que era conhecido como Frente de Todos (Frente Peronista), na eleição. Os primeiros números apontam 55,95% para o primeiro e 44,04% para o segundo.

Desde o início de seu pontificado, em 2013, o papa não visitou sua terra natal, a Argentina. Embora tenha visitado a Colômbia, o Equador, o Peru e os países vizinhos do Brasil, Paraguai, Bolívia e Chile, voltar à sua terra natal é uma das tarefas que ainda estão pendentes nestes 10 anos.

E, embora os argentinos estejam pedindo uma visita do papa Francisco há algum tempo, nos últimos meses isso ganhou mais força, depois de algumas entrevistas em que ele deu a entender que esse desejo poderia se tornar realidade em 2024.

Contudo, o cenário eleitoral começou a colocar em dúvida uma possível visita do papa, uma vez que um dos candidatos, Javier Milei, usou insultos contra ele.

Em 2020, Milei chamou o papa Francisco de “o representante do maligno na Terra” e também o descreveu como um “jesuíta que promove o comunismo”.