Evento abordou a importância de exames preventivos para combater o câncer de próstata e o tratamento da doença
Uma palestra sobre a importância do exame preventivo do câncer de próstata foi o tema do encontro realizado nesta terça-feira (21/11), na Casa da Terceira Idade do Centro. Entre os participantes há muitos funcionários e frequentadores de ambos os sexos. O objetivo foi conscientizar sobre a importância da realização de exames preventivos.
O tema da palestra da fisioterapeuta Priscila Pazos, mestre em saúde pública e doutoranda pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi “Masculinidade saudável o ano inteiro – homens e mulheres na luta pelo envelhecimento saudável”. Entre os assuntos abordados pela especialista estão: inclusão social, saúde, direitos e oportunidades.
Funcionário da Secretaria de Turismo de Maricá, Elson Ribeiro, 57 anos, participou do encontro e contou um pouco de sua experiência com a doença, descoberta há cerca de seis meses.
“É um susto quando você descobre que é um tratamento doloroso. Ele faz com que você passe a ter uma vida regrada. Fica restrito a fazer muitas coisas simples do dia a dia. Eu descobri o câncer de próstata numa consulta de rotina. Mas errei, como a maioria dos homens, por não ter feito o exame dentro do período específico. Quando eu fiz o PSA deu 190, altíssimo. O normal é até 4. Tomei 15 dias de remédio porque poderia ser alguma infecção. Tive que fazer biópsia. Fiz 28 sessões de radioterapia e vivo esse tratamento até hoje. A vida deu uma mudada, continuei seguindo, trabalhando, porque eu coloquei na minha cabeça que não podia parar com nada”, explicou Elson.
Secretário de Políticas para a Terceira Idade, Tatai, lembrou que há muito preconceito entre os homens com o exame de próstata. Por isso, encontros e palestras ainda são de suma importância.
“A gente precisa se cuidar, se prevenir e tirar esse preconceito das pessoas. Os homens geralmente têm medo desse procedimento. Mas não é nada disso. É simplesmente fazer um PSA e um exame. A ignorância está levando o homem à morte. Então, o ‘Novembro Azul’ é para trazer esses homens para dentro da Casa, para ouvir essa palestra”, opinou Tatai.
A primeira dama Rosana Horta, também participou do encontro. “Muitos passaram por depressão, perderam amigos, mas Deus escolheu esse dia para que nós estivéssemos aqui, ouvindo essa palestra. Vocês, meninos, precisam se cuidar, sim, e não só em novembro, mas sempre, o corpo e a mente precisam estar sãos sempre”, frisou.
Fonte: Prefeitura de Maricá