Confira o cenário do Tricolor na última rodada e os benefícios de estar no G-4 e garantir a fase de grupos da Libertadores
O Grêmio entra em campo contra o Fluminense com objetivos ainda por ser alcançados. A equipe do técnico Renato Portaluppi briga para assegurar a vaga na fase de grupos da Libertadores, ter um alívio no calendário no início de 2024 e receber uma premiação maior, além de viver o último jogo oficial de Suárez pelo clube.
Falta pouco para as férias no Tricolor, mas antes disso é preciso garantir um lugar no G-4 do Brasileirão. A vaga na Libertadores já está assegurada, mas entrar direto na fase de grupos seria um benefício enorme visando o planejamento para 2024.
Se o Grêmio ficar com a quinta posição, disputa duas fases preliminares da Libertadores, com o primeiro confronto no dia 21 de fevereiro e no dia 28 a volta. Se avançar para a fase seguinte, os duelos acontecem nos dias 6 e 13 de março.
A primeira rodada da fase de grupos da Libertadores está prevista para acontecer apenas no dia 3 de abril. Portanto, se ficar no G-4, o Tricolor tem mais tempo para montar o elenco e Renato preparar o time, sem contar o risco de cair no mata-mata das fases prévias.
Além disso, o Campeonato Brasileirão dá premiações diferentes conforme a posição do clube na tabela. No caso do Grêmio, o time não pode alcançar o Palmeiras e pode terminar na 2ª, 3ª, 4ª ou 5ª posição. Para cada uma delas, um valor de premiação diferente.
O Tricolor depende só de si para ficar entre os quatro primeiros times da competição. Basta vencer o Fluminense. Por outro lado, os cariocas preparam uma festa de despedida da equipe antes de embarcar para a disputa do Mundial de Clubes e a tendência é que Diniz mande os titulares a campo.
O Grêmio tem um ponto na frente do quinto colocado, Botafogo. O Alvinegro enfrenta o Inter, no Beira-Rio. Ou seja. Se o time de Renato perder ou empatar o jogo do maior rival pode definir a posição que o Tricolor ficará na tabela.
Para fechar o combo de envolvimentos, a partida desta quarta-feira, no Maracanã, será a última de Luis Suárez no futebol brasileiro. Com o contrato no fim, o uruguaio está saindo do Grêmio e depois entra de férias antes de definir o futuro da carreira, com proximidade de acerto com o Inter Miami, da MLS, clube de Messi.
A bola rola a partir das 21h30, no Rio de Janeiro, pela última rodada do Brasileirão. O Grêmio é quarto colocado, com 65 pontos. O Fluminense está em sétimo, com 56. No duelo do primeiro turno, os gaúchos venceram por 2 a 1.
Fonte:ge