Evento reúne mostra de artesanato e atrações culturais
O Centro Cultural Joaquim Lavoura, o Lavourão, casa do artista gonçalense, recebeu, nesta sexta-feira (8), mais uma edição da Feira Aduke – Muito Amada, idealizada pela Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, com apoio da Secretaria de Turismo e Cultura e do Conselho de Defesa dos Direitos do Negro e Promoção de Igualdade Racial e Étnica de São Gonçalo (COMIRSG) e Dom Sarau.
“A proposta é que a Feira Aduke seja um espaço de acolhimento para essas mulheres artesãs empreendedoras e que consigamos realizar também palestra sobre empreendedorismo, com um recorte para pessoas negras. A palavra aduke significa muito amada, então queremos reunir essas mulheres que são muito amadas e que amam seus trabalhos”, destacou Daniele Fontoura, coordenadora de Promoção da Igualdade Racial.
Durante o encontro de artesãs, foram comercializados acessórios afros, bolsas, toalhas, roupas, além de doces e salgados. Vanuzia Paixão da Silva, que produz artesanalmente acessórios afros desde que foi demitida do seu último emprego durante a pandemia, encontrou no artesanato uma nova fonte de renda.
“Sempre gostei muito desses encontros de artesãos e hoje consigo colocar minha arte à venda. As feiras ajudam muitas mulheres por toda cidade de São Gonçalo, são oportunidades valiosas na vida de todos os envolvidos e é muito bom ter um espaço na cidade”, disse a artesã.
Os participantes também puderam conferir atrações culturais organizadas pelo coletivo de arte Dom Sarau, que reuniu apresentações de música, dança e poesias.
O Lavourão recebe na próxima sexta-feira (15) a FISG – Feira Integrada de São Gonçalo, das 10h às 17h, e a Feira do Empreendedor Gonçalense, no dia 22 de dezembro, no mesmo horário.
Fonte: Prefeitura de São Gonçalo