Seminário “A Magia do Cuidar”, nesta quarta-feira (20/12), está preparado para receber um público aproximado de 1 mil pessoas no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas Inclusivas, preparou um espaço com mais de 4 mil metros quadrados para receber, nesta quarta-feira (20/12), pessoas com deficiência e seus cuidadores, familiares e interessados no tema da inclusão. O primeiro evento que garante maior integração da cidade com o público PcD: “A Magia do Cuidar”, foi preparado para receber aproximadamente 1 mil pessoas no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, das 9h às 12h, com abertura dos portões prevista para às 8h.
Na área principal haverá shows e debates com os temas: Eu também posso ter ambição, empregabilidade sem barreiras; representatividade no esporte e na arte; e a jornada da parentalidade atípica, um diálogo com famílias.
Já na área externa haverá tendas que propõe experiências sensoriais como o “Espaço de Acolhimento”, destinado à neurodivergentes, um ambiente criativo com muro tátil, tintas e aventais de proteção. Haverá ainda um Parque para PcD, com equipamentos exclusivos, com barraquinhas de algodão doce e pipoca.
A estrutura montada conta ainda com espaços para que o visitante tire suas dúvidas sobre o Auxílio Cuidar e outros programas disponibilizados pela Prefeitura para PcD, além de uma área com atendimento jurídico.
A programação terá a apresentação e mediação da atriz, escritora e consultora de inclusão Tabata Contri. Primeira atriz com paraplegia a fazer teledramaturgia.
Acessibilidade e tecnologia
Os organizadores disponibilizaram rampas de acesso, pórticos e tótens com leitores de QR Code com áudio descritivo, promotores PcD e guias inclusivos habilitados em libras, sanitários acessíveis, pontos de hidratação e pisos tátil.
Programa Auxílio Cuidar
O “A Magia do Cuidar” vai na esteira do recém lançado programa “Auxílio Cuidar”, benefício destinado a ajudar pais ou responsáveis legais de pessoas com deficiência e com necessidade de cuidados em tempo integral.
A Prefeitura informa que o evento é gratuito e aberto ao público em geral. Os aprovados no programa “Auxílio Cuidar”, que não puderem comparecer, não terão nenhum prejuízo.
Programação
8h Abertura Portões
9h Abertura oficial do evento
9h30 Debate com o tema: “Eu também posso ter ambição” – empregabilidade sem barreiras
10h10 Debate com o tema “Se ver em todos os lugares” – representatividade no esporte e na arte
10h50 Debate com o tema “A Jornada da Parentalidade Atípica”, diálogo com famílias
Fonte: Prefeitura de Maricá