Confronto em Vigário Geral fecha estações e suspende circulação de trens

Rio de Janeiro

PM realiza operação no Complexo de Israel e há relatos de intenso tiroteio desde o fim da madrugada. Troca de tiros deixou dois policiais feridos

Rio – Um intenso tiroteio em Vigário Geral, na Zona Norte do Rio, assustou moradores, afetou a circulação de trens e fechou 11 estações do ramal Saracuruna, nesta quarta-feira (27). De acordo com a plataforma Onde Tem Tiroteio (OTT), disparos são ouvidos na região desde às 4h50, e há uma operação de equipes do 16º BPM (Olaria) no local. Durante a troca de tiros, dois policiais militares foram baleados e socorridos para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha.

Segundo relatos, um tiro teria atingido um trem e imagens que circulam nas redes sociais mostram passageiros deitados no chão para se proteger dos disparos. A Polícia Militar informou que uma composição apresentou problemas mecânicos, impossibilitando o deslocamento, e os passageiros precisaram desembarcar nas estações de Vigário Geral e Parada de Lucas. De acordo com a SuperVia, por conta da ocorrência, o ramal Saracuruna opera apenas no trecho entre a Central do Brasil e Penha, com intervalo de 30 minutos.

Ainda segundo a concessionária, entre Saracuruna e a Penha Circular, não há circulação de trens e as estações do trecho estão fechadas. “A SuperVia lamenta o ocorrido, mas reforça que a segurança é uma prioridade para seus passageiros e segue avaliando os impactos operacionais”. Nas redes sociais, moradores e passageiros lamentaram a situação. “Passando por Vigário agora e do nada um tiroteio, todo mundo se jogando no chão. 05h30 da manhã, não é possível”, desabafou um. “Do nada, o maior tiroteio que acordou Vigário Geral todo”, comentou outro.

De acordo com a PM, além de Vigário Geral, a operação acontece também nas comunidades de Parada de Lucas, Cinco Bocas, Pica-Pau e Cidade Alta, no Complexo de Israel, com apoio de uma ambulância do Grupamento Especial de Salvamento e Ações de Resgate (Gesar) e do Núcleo de Operações Especiais (NAOE). Já os Batalhões de Policiamento em Vias Expressas (BPVE), de Rondas e Controle de Multidão (Recom) e o Regimento de Polícia Montada (RPMont) atuam em pontos da Avenida Brasil, nos dois sentidos.

Por volta das 5h da manhã, uma equipe realizava patrulhamento pela Rua dos Democráticos, quando foi atacada por criminosos armados e um policial militar acabou sendo atingido. O agente foi socorrido para o Hospital Estadual Getúlio Vargas e tem quadro de saúde estável. Já por volta das 7h10, um segundo PM foi encaminhado para a unidade, depois de ser baleado na cabeça, e o estado dele é considerado grave. Até o momento não há registro de prisões ou apreensões na região.

Fonte:O Dia