Há 4 anos participei de uma reunião onde o então candidato a prefeito de São Gonçalo, Dimas Gadelha, estava presente, na ocasião ele abordou a importância do transporte gratuito para a população, Dimas sabia da experiência bem sucedida do município vizinho, Maricá. O Tarifa Zero, o famoso Vermelhinho que democratizou o direito de ir e vir do povo levando dignidade para a população mais vulnerável.
O Tarifa Zero causa impacto direto na economia, o primeiro deles é a contratação de mão de obra. Com a população tendo acesso ao transporte, facilita a entrada no mercado de trabalho, fazendo com que às empresas não coloquem como pré requisito para seu funcionário a distância e a quantidade de ônibus que precisam para chegar ao trabalho .Por outro lado sem gastos com transporte, sobra recursos para às famílias melhorarem sua qualidade de vida.
O Deputado Federal Dimas Gadelha, é pré candidato a prefeito de São Gonçalo, ele participa em Brasília da Frente Parlamentar do Tarifa Zero, junto com o colega de partido (PT), também Deputado Federal, Washington Quaquá, responsável pela implantação do transporte gratuito em Maricá, cidade que passou ser exemplo de gestão pública para todo país.
Governar para a população é o dever e a obrigação daqueles que são eleitos pela própria população para representa-los. O Deputado Federal Dimas Gadelha entendeu isso e busca através de seu mandato criar às condições necessárias para que o gonçalense encontre dignidade, qualidade de vida e possa através do transporte gratuito disputar em igualdade de condições uma vaga no mercado de trabalho, a possibilidade de se preparar através dos estudos e do simples direito do lazer.
O transporte gratuito é sem dúvida a emancipação de um povo que busca o seu direito de exercer sua cidadania.
Reportagem: Marcelo Rodrigues