São Gonçalo recebe ações de limpeza após temporal

Rio de Janeiro

Tubulações do MUVI que estavam no canteiro de obras já foram recolhidas

Equipes da Secretaria de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo estão nas ruas desde a noite da última sexta-feira (12) auxiliando na limpeza das vias após as fortes chuvas que atingiram o município. O prefeito Capitão Nelson está nas ruas, neste sábado, acompanhando o trabalho das equipes.

O secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas, também esteve no município inspecionando a área onde ocorrem as intervenções do MUVI, onde a tubulação, ainda não instalada, e que estava no canteiro de obras, foi levada pela enchente. O material já foi recolhido.

“Estamos em uma época que as chuvas são cada vez mais fortes. Fizemos obras na cidade que minimizam as consequências das chuvas, que são inevitáveis. Mas nossas intervenções foram efetivas. Apesar do grande volume de chuva, os bairros que já receberam obras de drenagem tiveram um rápido escoamento da água e nossas equipes começaram cedo a atuar na limpeza”, disse o prefeito Capitão Nelson.

O secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas, acompanhou pessoalmente o trabalho das equipes no bairro Neves, onde é feito o trecho 1 do MUVI. Ele explicou os vídeos que circularam nas redes sociais mostrando tubulações boiando.

“A Região Metropolitana toda foi atingida por fortes chuvas na noite de ontem. Os vídeos divulgados na rede social, mostrando tubulações sendo levada pela água da chuva, não eram as já instaladas. Esse material estava armazenado no canteiro de obras. São esses tubos que vão ajudar na drenagem que vai ser feita aqui na região. Nos locais onde já foram instalados, eles tiveram uma ação eficaz, escoando rápido a água das vias. Lembrando que nós já notificamos o consórcio responsável pela obra para que promova um melhor armazenamento desse material”, explicou.

A Prefeitura de São Gonçalo informa também que, por conta da forte chuva, foi realizado o acionamento da sirene nos bairros Gradim, Patronato, Sete Pontes, Engenho Pequeno e Tenente Jardim.

Em nenhum dos bairros as famílias procuraram os pontos de apoio. Por esse motivo e como as chuvas cessaram, os pontos de apoio foram fechados. Se voltar a chover forte e as sirenes forem acionadas, os pontos de apoio voltam a abrir.

Uma família de quatro pessoas do Engenho Pequeno, que seria encaminhada para o CASG, resolveu ir para casa de parentes.

Equipes da Defesa Civil estão nas ruas desde o início da chuva na ultima sexta-feira (12) para atender eventuais ocorrências. Em casos de emergência, ligue 199.

Equipes da Conservação também estão nas ruas auxiliando na limpeza.

Fonte: Prefeitura de São Gonçalo