Unidade de saúde tem capacidade para atender mais de 30 mil pacientes
O primeiro dia de funcionamento da Clínica Municipal Gonçalense do Colubandê foi de muito trabalho e atendimentos nesta segunda-feira (15). Os pacientes chegaram cedo à unidade e puderam conferir de perto toda a estrutura que foi entregue com os atendimentos humanizados. A clínica, que está localizada na Avenida José Mendonça de Campos, tem capacidade para atender mais de 30 mil pacientes/mês.
Um dos primeiros pacientes a chegar na clínica foi o construtor Hilton Ferreira da Silva, de 65 anos, que foi à consulta com o clínico geral para levar resultados de exames. Ele é antigo paciente da Unidade de Saúde da Família Colubandê II.
“Está tudo ótimo aqui, desde a recepção até o atendimento médico. Já era atendido por esse médico na outra unidade. Lá era precário, mas ele sempre foi muito atencioso. Agora, com essa nova estrutura, o atendimento ficou muito melhor”, opinou Hilton.
Acompanhando o marido para uma consulta, a professora Luzimar Cardozo Santos da Silva, 65, ficou surpresa com o novo espaço de saúde. “Só temos que agradecer por tudo que vem sendo feito na área da saúde em São Gonçalo. Não sou atendida nesta unidade, mas é muito bom ver o que foi feito aqui. Tudo perfeito – desde a estrutura aos equipamentos. Tudo novo e de primeira”.
O novo equipamento oferece consultas médicas de clínico geral e pediatra, serviços de raios-x, ultrassonografia, fisioterapia, exames laboratoriais, odontologia e ortopedia para pacientes que passaram por cirurgias e foram encaminhados pelo Pronto Socorro Central (PSC), no Zé Garoto. A unidade também tem profissionais do Emulti: nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, assistente social, psicólogo e fonoaudiólogo.
O vendedor Anderson Vieira Pereira, 43, levou os filhos Lucas e Gabriel Dantas Vieira, de 6 e 14 anos, respectivamente, ao psicólogo. “Me mudei há pouco tempo para o Colubandê e estou vendo tudo melhorar por aqui. Gostei muito desta nova clínica, dos ambientes e dos atendimentos. Não temos do que reclamar. Está tudo muito bom”, confirmou.
Na nova clínica, estão sendo atendidos os pacientes das unidades de saúde da família (USFs) Colubandê 1 e 2, Josyandra de Moura Mesquita e Galo Branco, que estavam em locais sem as normas do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O ambulante Jorge Márcio Monteiro Faria, 56, saiu da clínica cheio de elogios. Ele passou por atendimento médico e marcou exames.
“Amanhã (terça, 16), já vou fazer o meu exame de sangue. E já remarquei a próxima consulta. Foi tudo muito rápido. Desde a hora que cheguei até agora. Essa clínica está maravilhosa e o atendimento de qualidade”, finalizou.
A unidade tem recepção ampla com sala de espera, 16 consultórios para as equipes das Equipes de Saúde da Família (ESFs), mais consultórios multifuncionais para os profissionais do Emulti, seis consultórios odontológicos, salas de procedimentos e curativos, imunização, inalação, fisioterapia de baixa complexidade, área livre para a prática de atividades físicas, sala multiuso para capacitações de educação permanente, acolhimento, coleta laboratorial, estoque e esterilização.
Iniciada em junho de 2022 em um terreno que era usado irregularmente para o descarte de lixo irregular, a obra da clínica seguiu todas as normas e protocolos de instalação do Ministério da Saúde e da Anvisa: a RDC 50, que diz respeito aos ambientes; e a NBR 9050, sobre acessibilidade (rampa, piso tátil, barras, banheiros adaptados e com campainha de alerta, por exemplo).
Trânsito e obras – As secretarias de Desenvolvimento Urbano e de Transportes também tiveram participação nas benfeitorias no entorno da clínica para facilitar os pacientes. O trânsito foi modificado para facilitar o acesso dos gonçalenses, organizar o tráfego de veículos e evitar acidentes. Perto da unidade foram instalados dois pontos de ônibus com cobertura para atender os gonçalenses, inclusive com acessibilidade para os deficientes; e canteiro que faz a divisão do cruzamento das Avenidas José Mendonça de Campos e Jornalista Roberto Marinho. Um abrigo de ônibus também foi instalado na Travessa Malafaia, no mesmo bairro, e outro na pista do sentido contrário.
Fonte: Prefeitura de São Gonçalo