Orações para antes e depois da Santa Missa

Igreja

A preparação para a Santa Missa é importantíssima. Logo, a Santa Igreja ensina que devemos preparar não somente nosso corpo para o encontro com Jesus Eucarístico, mantendo jejum por pelo menos uma hora antes, mas também preparar nossa alma para recebê-Lo, através da confissão sacramental frequente e uma vida de oração constante.

Após a comunhão, Jesus permanece fisicamente conosco por volta de 15 a 20 minutos, que é o período que leva para para consumir e digerir completamente a Eucaristia. Sendo assim, esse se torna o melhor momento para rezar e conversar com Ele.

Muitos não dão importância para a ação de graças, mas é o momento mais importante da missa, e devemos fazer pelo menos 15 minutos de oração, bem feitos. Se por acaso o momento for curto e os avisos atrapalharem, é recomendado permanecer de joelhos e em oração mesmo durante os avisos, ou então fazer a ação de graças após a bênção final.

Portanto, segue abaixo um roteiro com orações para a preparação da missa, preparação para comunhão, comunhão espiritual (para aqueles que não podem comungar) e oração de ação de graças (após a missa).

ORAÇÕES ANTES DA SANTA MISSA
Invocação do Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus que instruístes os corações dos Vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de Sua consolação, por Cristo, Senhor Nosso. Amém!”

Invocação do Espírito Santo por Maria

“Vinde, Espírito Santo, Vinde Por Meio Da Poderosa Intercessão Do Imaculado Coração De Maria, Vossa Amadíssima Esposa”

ORAÇÃO

Santo Espírito de Deus, humildemente me coloco em vossa Divina presença, por meio da intercessão de vossa esposa santíssima, e vos suplico todas as graças necessárias para participar mais perfeitamente do Santo Sacrifício do altar interiormente e exteriormente, de forma que adentrando mais profundamente neste a maravilha mistério, possa eu Vos render maiores louvores, e melhor corresponder às Graças de que nos ofereceis no mesmo Santo sacrifício.

Guardai meus sentimentos, minha mente e meu coração de todo mal, a fim de que tudo em mim e eu mesmo suba até vós ponto para o nosso Senhor Jesus Cristo que convosco e o Pai vive e reina para sempre.

São José mestre da vida interior,
Alcançai-nos o dom da perene concentração.

ORAÇÃO PARA ANTES DA COMUNHÃO
Meu Deus, eu creio que estás verdadeiramente presente no Santíssimo Sacramento do Altar, eu não sou digno de receber vossa Majestade Infinita, mas eu Vos suplico, ó meu Deus, que vinde a habitar em minha alma, por meio do Coração Imaculado de Maria Santíssima.

Mãe Santíssima, sabeis da minha indignidade para receber o Senhor na Eucaristia, por isso eu vos suplico que vem ao meu coração para receber e adorar a Deus como só a voz podeis fazer.

Deus Pai dos Céus, não sou digno de que entreis em minha morada, pois tantas vezes ofendi a vossa Infinita Majestade com meus pecados. Não obedecia as vossas leis e vossos mandamentos não segui. Por isso não sou digno de ser chamado vosso filho, mas tende piedade de mim, Senhor, e vinde habitar no meu coração por meio do Coração Imaculado de vossa Filha Santíssima que sempre vos foi fiel e sempre cumpriu com o amor todas as vossas leis e mandamentos.

Deus Filho Redentor do Mundo, eu não sou digno de que entreis em minha morada, porque tantas vezes, ó meu Jesus, eu amei mais o mundo do que a Vós, eu preferi a amizade do mundo do que a Vossa, que por mim morrestes, mas tende piedade de mim, ó meu Jesus e, apesar de toda a minha ingratidão e desamor, vinde habitar em meu coração por meio do Coração Imaculado de vossa Mãe Santíssima, que sempre vos amou sobre todas as coisas e que nunca vos deixou por nada neste mundo.

Deus Espírito Santo, eu não sou digno de que entreis em minha morada, porque muitas vezes joguei fora Vossas Graças por causa dos prazeres do mundo, fui rebelde e indiferente as vossas inspirações, quisestes fazer-me santo e não me deixei educar por Vós. Mas, tende piedade de mim ó Santo Espírito e, apesar de toda minha rebeldia e indiferença, vinde habitar no meu coração, por meio do Coração Imaculado de Vossa Esposa Santíssima, que sempre correspondeu plenamente as vossas inspirações, se deixando educar por Vós.

ORAÇÕES NO ATO DA COMUNHÃO
Mãe santíssima, recebei em vosso coração a Santíssima Trindade, pai, Filho e Espírito Santo, e dai graças e adoração por mim, como somente Vós sabeis fazer.

Santo anjo da minha guarda, todos os Anjos e Santos, dai Graças por mim.

Eu, por minha vez, me prostro, Senhor, diante de vossa Infinita Majestade e Vos louvo e agradeço de todo o coração por ter vindo habitar em minha alma.

Fonte: Templários de Maria