Esta foi a recomendação do Papa aos alunos, pais e professores do Colégio Rotondi de Gorla, Milão, por ocasião de seus 425 anos de fundação, a mais antiga escola católica particular da Itália.
O Colégio foi fundado em 1599, passando por mudanças de governos, duas guerras mundiais, desafios do pós-guerra, até chegar à atual realidade. “É preciso saber mudar, permanecendo fiéis à sua identidade e missão”, afirmou Francisco:
“Por isso, encorajo-os a se comprometer intensamente com suas atividades escolares, mas sempre com a mente aberta às novidades. Busquem, em particular, a verdade em tudo, sem se deixar condicionar pelas modas ou pelo modo comum de pensar, das curtidas ou consenso dos seguidores. Eles não são o que mais conta, mas podem até tirar a sua liberdade. No entanto, não tenham medo das mudanças, opiniões e modos de pensar, mas sejam verdadeiros amantes da verdade, sempre disponíveis à escuta e ao debate.”
“Jesus nos ensinou que a verdade nos liberta”, acrescentou o Papa. A ignorância gera medo e o medo gera intolerância. Por isso, estudem em “equipe”, juntos e com prazer, porque o conhecimento aumenta através da partilha das pessoas.
“Vocês estudam para crescer; crescer significa amadurecer juntos, dialogar com Deus, com os professores, educadores e com os pais.”
.
.