A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou a abertura de um polo de atendimento para pacientes com dengue, nesta quarta-feira (07), na Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho, em Bangu, na Zona Oeste do Rio. Outros centros de enfrentamento da epidemia foram inaugurados segunda (5) e terça (6) em Curicica, Campo Grande, Santa Cruz e Del Castilho. Os polos estão localizados em unidades de Atenção Primária ou hospitais e funcionam de segunda a sábado, das 7h às 19h. Durante o carnaval, eles funcionarão todos os dias.
“A recomendação é que todas as pessoas que tenham febre, dor no corpo e dor de cabeça procurem uma unidade de saúde para identificar se estão com dengue. O atendimento é muito importante para o tratamento e é oferecido em toda a rede de Atenção Primária, não só nos polos. Esta é a única maneira de evitar o agravamento do quadro”, disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
As unidades estão preparadas para o diagnóstico e tratamento das pessoas com dengue, com pontos para hidratação venosa ou oral, conforme necessidade de cada caso. No polo de Bangu, são 20 pontos de hidratação disponíveis. Pacientes com quadros mais graves e indicação de internação são transferidos para leitos dedicados à dengue nos hospitais da rede de urgência e emergência do município.