Que nossa quinta-feira seja abençoada, caros do Vatican News. No Evangelho de hoje, Jesus diz: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me”. Para o Papa Francisco, nesta frase está contida uma senda a trilhar:
“Não podemos pensar na vida cristã fora desse caminho, esse caminho que ele fez por primeiro: o caminho da humildade, o caminho também da humilhação, de se aniquilar e depois ressuscitar, esse é o caminho. O caminho cristão sem cruz não é cristão. E se a cruz for uma cruz sem Jesus, não é cristã. O estilo cristão toma a cruz com Jesus e segue em frente. Não sem a cruz, não sem Jesus. E esse estilo nos salvará, nos dará alegria e nos tornará fecuundos, porque esse caminho de negar a si mesmo é para dar vida, é contra o caminho do egoísmo, de se apegar a todos os bens somente para mim.
Esse caminho está aberto aos outros, porque esse caminho que Jesus fez de aniquilação, esse caminho foi para dar vida. O estilo cristão é justamente esse estilo de humildade, de bondade, de mansidão, e essa é a nossa alegria, e essa é a nossa fecundidade: ir com Jesus. Outras alegrias não são fecundas, só pensam – como diz o Senhor – em ‘ganhar o mundo inteiro’, mas no fim perdem e arruínam a vida. No início da Quaresma, peçamos ao Senhor que nos ensine um pouco desse estilo cristão de serviço, de alegria, de aniquilamento de nós mesmos e de fecundidade. Com Ele, como Ele quer.” (Homilia na Capela da Casa Santa Marta, 6 de março de 2014)
.
.