Estaleiros de Niterói e São Gonçalo vão construir navios e gerar empregos

Economia

No Rio, há cerca de sete mil trabalhadores no setor naval. Em Niterói, cerca de 1.300.

Promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais de 2022, a área naval começa o ano com o ‘pé-direito’. Isto se dá em razão do superaquecimento do setor que conta com a aprovação de contratos milionários pelo Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM) para construção de navios e diques.

Localizado no bairro da Ponta da Areia, em Niterói, o Estaleiro Mauá, o mais antigo do país, recebeu a encomenda da modernização do RSV (embarcação equipada com robô ROV), no valor de R$ 20,3 milhões. A encomenda estava com o Dock Brasil, no Gradim, em São Gonçalo, e acabou transferida, por decisão do Fundo da Marinha Mercante.

Por falar em Dock Brasil, o estaleiro será o executor da modernização de duas embarcações da Wilson Sons Offshore (do Rio de Janeiro), do tipo PSV (transporte de suprimentos), chamadas Skua e Mandrião, que haviam sido priorizadas em junho de 2023.

Já a Marlin Serviços Ambientais, localizada também no Gradim, em São Gonçalo, obteve prioridade para a construção de 12 embarcações, sendo dois rebocadores de 800 HP, oito rebocadores de 1.200 HP, e dois rebocadores de 2.000 HP, no Estaleiro São Miguel, também de São Gonçalo. Preço do serviço: R$ 87,6 milhões.

Já um outro contrato de R$ 181 milhões permitiu que a CBO Serviços Marítimos, empresa offshore localizada no bairro do Barreto, em Niterói, solicitasse serviços de docagem de quatro embarcações PSV 3000, três de PSV 4500 e uma RSV ao Estaleiro Aliança.Além dos dois contratos citados acima, há um terceiro no valor de R$ 87,9 milhões, um quarto de R$ 103,4 milhões e um último de R$ 220,2 milhões.

Todos referente-se às encomendas da CBO ao Estaleiro Aliança para os trabalhos de docagem de cinco embarcações PSV de 4500 e um PSV 3000. A modernização dos navios OSRV CBO Rio e CBO Vitória, do PSV 3000 CBO Alessandra, do AHTS 21000 CBO Endeavour e do PSV 4500 CBO Ipanema, também consta no contrato. Da mesma forma a modernização de cinco embarcações AHTS 18000 e três PSVs 3000.

O Sindicato Nacional da Indústria Naval (Sinaval) não informou o número de vagas que serão criadas com os contratos para a realização do serviço naval. Questões como a formação e a qualificação dos trabalhadores estão sendo enfrentadas. Há um grande contingente de ex-empregados que poderão retornar e que os próprios estaleiros têm programas internos de formação e qualificação de colaboradores, o que deverá acelerar as contratações quando a demanda estiver identificada e programada.

Fonte: Eco Notícias