25 de Fevereiro, memória:

Igreja

São Cesário de Nazianzo, médico e confessor.

Cesário, nascido em Arianzo, Capadócia (atual Turquia) no ano de 330, pertencia a uma família de santos – seu pai Gregório, bispo da cidade próxima de Nazianzo, sua mãe Santa Nona, o mais famoso irmão mais velho São Gregório de Nazianzo, Doutor da Igreja, e sua irmã, Santa Gorgonia.

Estudou em Cesaréia e Alexandria, dedicando-se à medicina, e como médico foi servir em 325 ao imperador Constantino II e posteriormente ao imperador Juliano, em Constantinopla. Este, que abandonou o Catolicismo e ficou conhecido como Juliano o Apóstata, várias vezes tentou levá-lo ao paganismo. Mas Cesário, embora ainda catecúmeno, como o foi durante a maior parte da sua vida, não cedeu e abandonou a corte.

Estando em Nicéia em outubro de 368, Cesário sobreviveu milagrosamente a um terremoto, o que o levou finalmente a querer o Batismo. Depois disso trocou a cura dos corpos na medicina pela cura das almas, como pregador respeitado na comunidade cristã por sua fé, virtudes cristãs e caridade. Antes de falecer em Constantinopla, com apenas 39 anos em 369, fez seu testamento deixando tudo o que possuía para os pobres. Foi sepultado em Nazianzo, e seu irmão São Gregório lhe fez a oração fúnebre.

São Cesário, rogai por nós!