27 de Fevereiro, memória:

Igreja

São Gabriel de Nossa Senhora das Dores, religioso passionista.

Sua infância:
Foi batizado em sua cidade natal, Assis (Itália), como Francisco Possenti. Tinha apenas 4 anos quando sua mãe morreu. Estudou em Colégios Católicos. Seu pai era governador do Estado Pontifício; por causa disso, ele mudava de cidade com frequência.

Um jovem entre dois mundos:
Francisco era um jovem brilhante e sempre se destacou entre os outros meninos, era um ótimo aluno, bonito, educado, excelente bailarino e admirado por seus colegas e amigos, gostava muito do teatro e da literatura. Também desde menino sente uma atração e admiração muito forte pela vida religiosa.

Porém se sente dividido entre os divertimentos que tanto gostava, os romances, os bailes e festas da aristocracia de Espoleto e a vida de penitência e contemplação que o atraía.

Segue a tua vocação:
Ainda durante a adolescência dele, a sua irmã morreu de cólera, e Francisco foi muito provado por essa perda. Refletiu sobre a inconsistência das alegrias humanas e voltou a pensar na vida religiosa. Mas seu pai o desmotivava. Em 1856, durante uma procissão Mariana, Francisco estava em meio à multidão de fiéis e, no momento em que o ícone da Virgem Maria estava diante dele, percebeu claramente Nossa Senhora dirigir-lhe as palavras: “Francisco, não entendeu ainda que essa vida não é feita para você? Segue a tua vocação”. Quinze dias depois, aos 18 anos, ele deixou a cidade de Spoleto onde morava.

Passionista para sempre:
Ingressou na Congregação da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, fundada por São Paulo da Cruz, ou seja, os Passionistas. Sua espiritualidade foi marcada fortemente pelo amor a Jesus Crucificado e pela Virgem Dolorosa. Ao ingressar no noviciado e receber o hábito, ele assume o nome de Gabriel de Nossa Senhora das Dores, devido à sua devoção mariana. 

Último sorriso e vida eterna:
Com apenas 23 anos sente-se fraco, cansado, tem febre, dores no peito e muita tosse, onde vomitou sangue pela primeira vez. Foi diagnosticado com tuberculose.

São Gabriel de Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!