Antes da catequese, Francisco passou por entre os presentes na Praça São Pedro de papamóvel. Ao final, saudou os peregrinos, dirigindo a cada grupo linguístico uma mensagem diferente.
Aos fiéis de língua portuguesa, o Pontífice os convidou a fixarem o olhar em São José, que a Igreja celebra no dia 19 de março. “A sua humildade e o seu silêncio nos ajudarão a combater contra a tentação da soberba”, afirmou.
Aos poloneses, o Papa recordou os 80 anos da morte da Família Ulma, beatificada em 2023.
“Saúdo cordialmente os peregrinos poloneses, especialmente a delegação de Podkarpacie, que veio por ocasião do aniversário de 80 anos da morte da Beata Família Ulma. Para marcar a data, será realizada uma cerimônia nos Jardins do Vaticano para o plantio da macieira enxertada pelo Beato Józef Ulma.”
O plantio da macieira foi realizado após a Audiência Geral pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin. No local, foi colocada uma placa de identificação da árvore frutífera em recordação aos 80 anos da morte dos “Justos entre as Nações, Józef e Wiktoria Ulma junto aos filhos”.
Além dessa homenagem, um grupo presenteou o Papa Francisco com uma imagem da Família Ulma. Józef e Wiktoria Ulma e seus 7 filhos foram beatificados na Polônia em setembro do ano passado. Eles foram assassinados pelos nazistas alemães durante a II Guerra Mundial por oferecer abrigo a oito judeus.
.
.