Passeio promovido pela Prefeitura reúne 25 assistidos do CERPI
Os idosos atendidos pelo Centro de Referência Especializado à Pessoa Idosa (CERPI) da Prefeitura de São Gonçalo conheceram mais um local através da iniciativa que visa promover cultura e bem-estar para a população idosa da cidade. Na última sexta-feira (15), 25 assistidos pelo CERPI foram até o Instituto Mangueira do Futuro, uma organização não governamental, sem fins lucrativos, e puderam participar de dinâmicas de interação e aprendizado.
Os idosos realizaram atividades físicas, como dança e hidroginástica, na Vila Olímpica da Mangueira, e também conheceram os projetos e iniciativas desenvolvidos pelo Instituto Mangueira do Futuro.
“É sempre muito importante realizar atividades que promovam o bem-estar do idoso. Com a socialização, o idoso se mantém ativo e independente. Atividades socioculturais geram sentimentos positivos, evitando especialmente a depressão”, destacou Cinthia Weber, coordenadora do CERPI.
Semanalmente, a equipe do CERPI realiza passeios culturais com os idosos que participam das atividades na unidade. O objetivo desta atividade é garantir o direito de todo idoso, de acordo com o Estatuto da Pessoa Idosa, ao acesso à cultura e ao lazer.
O equipamento, vinculado à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo, através da Subsecretaria de Proteção Social Especial, atende a mais de 600 pessoas por mês. Localizada no Jardim Catarina, a unidade é formada por uma equipe multidisciplinar com psicólogo, assistente social, pedagogos e educadores, que oferece aula de alfabetização, rodas de conversa, oficinas que estimulam a mente e o corpo e, semanalmente, promove passeios culturais.
As pessoas acima de 60 anos que tiverem interesse em participar das atividades do equipamento devem comparecer à Avenida Dr. Albino Imparato, 1.501, no Jardim Catarina, para realizar uma triagem com a equipe do local.
Fonte: Prefeitura de São Gonçalo