Atenção à saúde para pessoas com autismo

Rio de Janeiro

Maricá oferece atendimentos para pessoas com TEA em toda a rede de saúde. No Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi), há atendimento multiprofissional especializado para crianças e adolescentes no espectro. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Eugênia Modesto da Silva, 363, lote 01, quadra H, Centro, atendendo por demanda espontânea (livre procura) ou encaminhamento de algum serviço.

Além disso, no Centro Materno Infantil, são oferecidas consultas médicas especializadas voltadas à saúde da criança e adolescente, incluindo apoio diagnóstico e terapêutico. O serviço realiza atendimentos por encaminhamento, com agendamento via Central de Regulação do município, incluindo especialidades como neuropediatria.

Além disso, no Centro de Reabilitação Ambulatorial e Domiciliar (CRAD), no Flamengo, há estimulação precoce dos pequenos de até três anos, com estímulos para contribuir com o desenvolvimento motor e cognitivo. A equipe multiprofissional utiliza abordagens lúdicas em conjunto a técnicas específicas. Essa abordagem é fundamental para a melhoria da qualidade de vida dessas crianças, além de reduzir possíveis sequelas no desenvolvimento.

A estrutura do CRAD inclui salas de atendimento, desenvolvimento infantil, estimulação precoce, multiprofissional, reabilitação motora, espera, reunião, espaço de aprendizado e comunicação, recepção, banheiros adaptados, além de locais direcionados à área administrativa e de convivência. Os agendamentos também são feitos através de encaminhamento.

Fonte: Prefeitura de Maricá