Secretaria faz campanha “Menos Pressão 2024” nas unidades de saúde
O Programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia) da Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo vai realizar ações educativas nas unidades de saúde. A campanha “Menos Pressão 2024” começa nesta sexta-feira (26) – Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial – e segue até o dia 17 de maio, quando é comemorado o Dia Mundial da Hipertensão Arterial. O objetivo é orientar os pacientes sobre a importância de manter a pressão arterial controlada com hábitos mais saudáveis.
O dia de prevenção serve de alerta para os perigos causados pela hipertensão arterial, mais conhecida como pressão alta, se não for tratada corretamente. A intenção das ações nas unidades de saúde é conscientizar a população sobre a importância de conhecer, prevenir e tratar a hipertensão, que atinge, principalmente, a população adulta e pode causar danos irreparáveis à saúde.
“O programa orienta sobre a promoção, prevenção e reabilitação, além de estimular o autocuidado dos pacientes, evitando hospitalizações e complicações. E nessas ações, vamos passar orientações para todos os pacientes nas unidades de saúde. As doenças cardiovasculares podem ser evitadas com uma maior conscientização sobre a importância de adotar hábitos de vida saudáveis, como parar de fumar, reduzir o consumo de sal, manter uma dieta rica em frutas e vegetais, praticar atividade física regularmente, controlar o estresse, realizar exames médicos periódicos e aderir ao tratamento”, explicou a coordenadora do Programa de Hipertensão e Diabetes da Secretaria, Mara Cortazio.
A predisposição genética, o estilo de vida (sedentarismo, estresse, ansiedade e preocupações constantes) e alimentação com muito sal (sódio) são os principais fatores que podem desencadear a hipertensão arterial. Esta condição crônica é caracterizada pelo aumento dos níveis de pressão sanguínea nas artérias, o que exige um esforço adicional do coração para bombear o sangue pelo corpo.
“Adultos com mais de 20 anos devem monitorar sua pressão arterial, pelo menos, uma vez por ano. Enquanto aqueles com histórico familiar de hipertensão devem fazê-lo pelo menos duas vezes ao ano. Para aqueles sob tratamento médico com medicamentos, a medição da pressão deve ser feita regularmente. Todas as nossas unidades de saúde têm esse serviço diariamente”, orientou o secretário de Saúde de São Gonçalo, Dr. Gleison Rocha.
Hipertensão – Nem todos os hipertensos sentem os sintomas da pressão alta. Por isso, ela é silenciosa e perigosa. Os sintomas podem aparecer somente quando a pressão sobe muito, mas não é regra. Quando ocorrem, os sintomas mais comuns são: dores no peito, cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal. A falta de tratamento da hipertensão pode levar ao risco de infarto, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca, doença renal crônica e alterações na visão que podem levar à cegueira e até a morte em casos mais graves.
Fonte: Prefeitura de São Gonçalo