A diretoria da Azul já considera a compra da Gol um fato consumado. Fontes de altíssimo escalão informaram à Revista Oeste que as duas aéreas vão se tornar uma única companhia nas próximas semanas.
Em março a Azul tinha contratado dois bancos de assessoria financeira para analisarem uma possível oferta de compra das operações da concorrente.
A Gol entrou em recuperação judicial nos Estados Unidos em janeiro de 2024, e tem mais de R$ 20 bilhões em dívidas.
Fusão entre gigantes
Caso essa compra seja mesmo realizada, a Azul se tornará um gigante da aviação civil no Brasil, com quase 63% de participação no setor de transporte aéreo.
Hoje a Azul tem cerca de 31% do mercado nacional, enquanto a Gol tem 32%. A operação transformaria o setor aéreo brasileiro em um duopólio com a Latam, que detém 41% do mercado.
Por isso, o mercado prevê uma intervenção do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que poderia obrigar a Azul a ceder alguns aviões ou direitos de decolagem e aterrissagem em aeroportos nacionais.
Além disso, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deverá conceder o sinal verde para a operação.
Fonte: Revista Oeste