Dezenas de caminhões saem com o material para as obras todos os dias
São Gonçalo vem passando por obras constantes. Drenagem e pavimentação de vias no Mutuá, Mutuaguaçu, Portão do Rosa, Pacheco e Sacramento, intervenções para melhorar o acesso à RJ-104, em Vista Alegre, estacionamento e revitalização no Jardim Alcântara e obras na Praça do Colubandê são apenas alguns dos diversos exemplos de frentes de obras na cidade.
O que poucos gonçalenses sabem é que todo o material usado nas obras é produzido na Usina de Asfalto, localizada na Água Mineral, e que fica sob os cuidados da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Apenas nos primeiros quatro meses de 2024, por exemplo, foram produzidos no local mais de 10 mil toneladas de asfalto.
O trabalho na Usina é ininterrupto e mais de 50 pessoas atuam apenas lá dentro, excluindo os funcionários que atuam nas obras, para transformar matéria-prima em asfalto, concreto, manilhas de todos os tamanhos, tampas de bueiros, tijolos e outros tipos de materiais indispensáveis para aprimorar a cidade. Todos os dias saem entre 20 e 25 caminhões com centenas de toneladas de asfalto por dia para as obras.
Desde que a atual gestão teve início, foram confeccionados 140 mil blocos de concreto de tamanhos diferentes, 16 mil meios-fios, 13 mil bocas de lobo, mais de 30 mil manilhas de diversos tamanhos e outros.
Segundo o secretário Júnior Barboza, responsável pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, além do trabalho ser constante, o material produzido é logo utilizado. “Começamos a trabalhar aqui logo cedo, produzimos o material, lotamos os caminhões que vão para as obras e continuamos os trabalhos por aqui até às 17h. Todo o material produzido aqui é logo levado para as obras”, afirmou ele.
Além de produzir o material para as obras, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano desenvolve ações como o Programa Asfalta São Gonçalo, que já pavimentou 93 quilômetros de todo o município; e a Operação Tapa Buracos.
Fonte: Prefeitura de São Gonçalo