Transportes faz palestra sobre autocuidado em UMEI no Barro Vermelho

Rio de Janeiro

Ação educativa faz parte do Maio Amarelo

O Departamento de Educação para o Trânsito da Secretaria de Transportes da Prefeitura de São Gonçalo realizou, nesta quarta-feira (15), a palestra “Cuidar de Si para Cuidar do Outro – A Importância de Cuidar do Nosso Eu” para os parentes e responsaveis dos alunos da UMEI George Savalla Gomes – Palhaço Carequinha, no Barro Vermelho.

Na palestra, foi destacada a importância de cuidar de si primeiro para poder cuidar dos outros. Essa é mais uma ação da Secretaria de Transportes que faz parte do movimento Maio Amarelo, cujo tema deste ano é ‘Paz no Trânsito Começa Por Você’.

Através de slides, vídeos e dinâmicas, a palestra buscou fazer as pessoas perceberem a importância do amor e do cuidado próprio.

“É se livrando das energias negativas e buscando o positivismo como base para se manter saudável que as pessoas conseguem refletir e fazer do trânsito um lugar mais seguro e humano. É necessário estar bem para ofertarmos cuidado, porque o cuidado perpassa a vida em todas as dimensões, envolve segmentos como o estado emocional, o espiritual, o social e o mental. Quem se cuida, se ama. É uma pessoa mais positiva, mais centrada, produtiva e resiliente para cuidar dos pequenos”, afirmou a palestrante Kiyomi Castro, do Departamento de Educação para o Trânsito.

Nívia Ramos, de 53 anos, é diretora da unidade e ressaltou que a palestra é mais uma ação feita pela escola em um projeto que busca cuidar de quem cuida, ou seja, das mães e pais que cuidam de suas crianças.

“Estamos fazendo uma culminância da terceira semana do projeto Cuidar de Quem Cuida. Iniciamos o projeto na primeira semana de maio aqui mesmo, onde tivemos uma ação social com aferição de pressão, glicose, isenção de documentos, cuidado da beleza, limpeza de pele, exames de vista, maquiagem e outros cuidados direcionados para os pais dos alunos em um sábado. Esses pais acabaram trazendo também seus pais, ou seja, os avós dos alunos, para aproveitar o projeto. Enquanto isso, as crianças participavam de uma oficina de pintura. E hoje estamos fazendo essa culminância com essa dinâmica na qual eles vão ver a importância de cuidar de si.”, afirmou.

Vivian Pereira, de 49 anos, é mãe de Maria Clara de 5 anos, aluna da unidade de ensino. A recepcionista ficou sabendo da palestra através da própria escola e não pensou duas vezes antes de participar. “Nos convidaram pela agenda das crianças e eu estou gostando, acho o assunto interessante. Acho que devemos estar bem antes de tudo para cuidar dos nossos pequenos”, disse.

Fonte: Prefeitura de São Gonçalo