Transportes realiza nova edição de projeto que conscientiza rodoviários

Rio de Janeiro

Iniciativa faz parte da programação do Maio Amarelo em São Gonçalo

Mais uma edição do Projeto Saúde e Educação/ Prevenção de Acidentes foi desenvolvida pelo Departamento de Educação para o Trânsito da Secretaria de Transportes da Prefeitura de São Gonçalo, nesta quinta-feira (16), na Viação Fagundes, em Santa Luzia. Esta é mais uma ação do Maio Amarelo.

No local, os funcionários da empresa receberam orientações de trânsito e utilizaram um simulador de embriaguez para se conscientizarem sobre a combinação desastrosa entre bebida e a direção de veículos. Eles receberam também profissionais da Secretaria de Saúde, que realizaram exames de HIV, hepatite e sífilis, aferição de pressão, vacinação contra a gripe, além de promoverem debates sobre a saúde do homem, da mulher (com profissionais do Espaço Rosa) e dos idosos, ressaltando a importância do autocuidado.

Essa foi uma das diversas ações desenvolvidas pela Prefeitura de São Gonçalo no Maio Amarelo, mês que busca conscientizar a população e debater temas que ajudem na redução de acidentes de trânsito, para que a população adote um comportamento mais seguro enquanto dirige. A campanha nacional do Maio Amarelo deste ano é ‘Paz no Trânsito Começa Por Você’.

“É importante que todos se conscientizem da importância do autocuidado. A Secretaria de Transportes visa, com a campanha do Maio Amarelo, a prevenção de acidentes de trânsito através da sensibilização dos profissionais que atuam na área de transporte para que eles criem o hábito de verificar sua saúde frequentemente. Temos diversos acidentes de trabalho por falta de cuidado da saúde, como mal súbito e infarto. Fazemos, então, essa parceria com a Secretaria de Saúde para poder fazer esse atendimento rápido aos rodoviários e dar algumas orientações sobre segurança no trânsito e saúde”, afirmou o secretário de Transportes, Fábio Lemos.

Os funcionários da empresa ficaram satisfeitos com a ação. Segundo eles, nem sempre há tempo para se consultar frequentemente com os compromissos do dia a dia, mas a ação ajuda. É o que afirma Renata Silva, de 38 anos. Ela trabalha no planejamento e controle de manutenção da empresa.

“Eu acho essa ação útil! Nem sempre conseguimos ir nos postos e nos consultar. Eu mesma sempre me vacino por aqui, a ação traz muita praticidade. Hoje, eu tomei a vacina de gripe, aferi minha pressão e fiz o teste de hepatite, HIV e sífilis”, disse a moradora do Colubandê, que trabalha na Viação Fagundes há 13 anos.

Rogério Couto dos Santos, de 55 anos, é assistente administrativo na empresa, mas já atuou como motorista anteriormente. Para ele, a ação é ótima. “Eu acho excelente e participo sempre que tem. Eu achei ótimo esse simulador de embriaguez que percebemos como é dirigir embriagado. Eu sempre escolho: ou eu bebo ou dirijo. Assim, minha família fica tranquila e eu também. Então, eu acho a ação ótima. Hoje, eu medi a minha pressão arterial também e fiz os testes gratuitos de sífilis, HIV e hepatite”, contou.

Fonte: Prefeitura de São Gonçalo