Atividades incluem testagens, vacinação e práticas integrativas
A Fundação Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo (Funasg) realizou ação de conscientização e saúde na Secretaria Municipal de Educação (Semed) nesta quinta-feira (23). No evento, foram realizadas rodas de conversa sobre a Campanha Maio Roxo, mês de alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais; práticas integrativas de saúde e sobre como exercer as atividades laborais corretamente.
As atividades fazem parte dos projetos Funasg Itinerante e Funasg Mais, que também ofereceram testagens rápidas das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs): HIV, hepatites b e c e sífilis; aferiu pressão arterial e diabetes e vacinou contra a gripe. A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo (Semsa) apoiou o evento
A servidora Mariana Ribeiro de Mattos, 49, aproveitou a oportunidade para se vacinar contra a gripe. “A ação é excelente porque nem sempre a gente tem tempo de ir até o posto para se vacinar. Vir até a gente é muito melhor, facilita o processo. Muito boa e importante a questão das testagens também”, disse Mariana.
Durante a ação, houve distribuição de informativos, orientações de cuidados com a pele e alimentação e maquiagem. O suporte de tecnologia da informação, Jordan de Almeida, 32, mediu a glicose e a pressão arterial. “É uma questão de conscientização. A iniciativa mostra que a gente precisa se cuidar melhor como um todo no geral, da saúde, de ter essa preocupação, de ficar vigilante. É muito importante a ação para isso”, opinou.
O Funasg Itinerante tem como finalidade realizar campanhas de promoção à saúde, conscientizar sobre a prevenção de doenças e ajudar os servidores a ter autoestima com cuidados de saúde. Também informa sobre os serviços e benefícios que a Funasg oferece ao servidor.
“Muitos servidores ainda não sabem sobre o que têm direito. Basta levar os documentos até a Funasg (identidade, CPF, comprovante de residência, três últimos contracheques e uma foto) e fazer a carteira do servidor e de seus dependentes (filhos e cônjuge), para ter acesso a médicos e outros serviços de saúde gratuitamente”, informou o presidente da Funasg, Gelson Marins de Abreu.
Fonte: Prefeitura de São Gonçalo