Arquidiocese de Brasília recebe bispo auxiliar de Kiev e embaixador da Ucrânia

Igreja

Membro da igreja católica da Ucrânia está em missão no Brasil para falar sobre atual situação da guerra.

Na manhã desta sexta-feira (24), o arcebispo de Brasília cardeal dom Paulo Cesar Costa recebeu o bispo auxiliar de Kiev, na Ucrânia, dom Oleksandr Yazlovetskiy, que está no Brasil com uma comitiva composta por membros da igreja Católica ucraniana, greco-católicos e religiosos de outras denominações cristãs. Antes de chegar à capital, ele passaram por São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro. A missão consiste em apresentar informações atualizadas sobre a situação da igreja no país europeu, que está em conflito com a Rússia há mais de dois anos.

O embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk, também foi convidado para o encontro, que contou com a presença de jornalistas no auditório da Cúria Metropolitana.

Dom Paulo e dom Oleksandr, que se conheceram durante a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, em 2023, recordaram assuntos ligados à guerra na Ucrânia, como a perseguição aos cristãos católicos, além da assistência da Caritas Spes aos necessitados no conflito, tanto na Ucrânia como no Brasil.

De acordo com dom Oleksandr, o Brasil recebeu cerca de 300 ucranianos refugiados no início da guerra, em 2022. A maioria já retornou à Europa, mas ainda há alojados em cidades do sul do Brasil, como em Curitiba.

“Catorze milhões de ucranianos migraram para outras regiões. No Brasil a maioria, mulheres, está em Curitiba, vivendo com a ajuda das igrejas, da Cáritas, da ONU e do governo”, afirmou Dom Oleksandr.

Já o embaixador Andrij Melnyk aproveitou a ocasião para lembrar sobre o encontro que haverá no mês de junho, na Suíça, que vai debater a paz entre Ucrânia e a Rússia, e que deverá contar com chefes de estados de todo o mundo, inclusive do Brasil.

O cardeal dom Paulo Cesar Costa foi presentado por dom Oleksandr com um quadro pintado por uma criança ucraniana. Ele também falou a Radio Vaticano sobre os trabalhos da igreja de Brasília em prol dos refugiados.