Ao todo, 100 tapetes de sal foram produzidos na Avenida Nossa Senhora do Amparo
Com apoio da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assuntos Religiosos, foi promovido nesta quinta-feira (30/05) a tradicional celebração de Corpus Christi, que festeja a presença de Jesus Cristo vivo na eucaristia. A iniciativa, que teve como tema “Eucaristia, alimento da vida de oração”, reuniu fiéis para confecção de 100 tapetes de sal montados na Avenida Nossa Senhora do Amparo, no Centro, no trecho entre a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo e o Centro Educacional Municipal Joana Benedicta Rangel, além de atrair centenas de visitantes.
Presente na preparação dos tapetes, o prefeito Fabiano Horta mencionou a importância da data.
“Os tapetes de sal são uma tradição significativa nas celebrações do Corpus Christi, especialmente aqui em Maricá. Esse simbolismo é uma rica tradição que vai além do aspecto religioso, englobando elementos culturais, sociais e turísticos, e desempenhando um papel vital na preservação da herança cultural e na promoção da coesão comunitária”, disse o prefeito.
A montagem dos tapetes começou às 7h e foram utilizados sal, corantes, pó de café, farinha de trigo, papel e caixa de ovo. A celebração teve desenhos de cruz, da eucaristia, das igrejas, de Jesus Cristo e muitos outros. Ao todo, foram utilizadas oito toneladas de sal grosso.
Helena Mesquita, de 67 anos, relatou que sempre participa do ato. “É uma tradição da Igreja Católica há séculos. Poder participar desse dia é uma alegria. É o dia do corpo de Cristo, na qual nós comungamos e a nossa fé nos leva a isso, a crer!”, afirmou Helena.
Responsável pelo grupo catequese infantil da Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo, Claudia Rodrigues, expôs a emoção em fazer o tapete.
“É muito bom poder sentir o sacramento eucarístico e estar com eles. É maravilhoso. Todo ano renovando é muito bom”, comentou.
À tarde, houve também a tradicional missa ao ar livre, uma celebração solene e especial no calendário litúrgico da Igreja Católica, dedicada à veneração do Santíssimo Sacramento da Eucaristia, além da procissão de Corpus Christi, que aconteceu após a missa pelas ruas ao redor da igreja.
Para a moradora do bairro da Amizade, Talita Silva, de 42 anos, o evento mostra a comunhão dos fiéis. “Hoje estou vindo como visitante, porém já participei muito das confecções. É muito bom ver os fiéis reunidos para essa data”, disse.
Esta edição completou 11 anos em que os tapetes de Corpus Christi de Maricá se tornaram patrimônio público cultural e religioso da cidade. No dia 15 de maio de 2013, a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei nº 025, de autoria do então presidente do legislativo municipal, Fabiano Horta, hoje prefeito da cidade, e do vereador Filipe Bittencourt.
Fonte: Prefeitura de Maricá