A força do povo!

Igreja

Na manhã deste sábado, 1° de junho, o Papa recebeu as Associações Cristãs de Trabalhadores Italianos (ACLI) por ocasião do 80° aniversário de fundação.

Francisco recordou que as Associações são um lugar onde é possível conhecer os “santos da porta ao lado”, que não aparecem nas primeiras páginas dos jornais, mas que, às vezes, realmente mudam as coisas para melhor. E destacou cinco características desses grupos: popular, multiformes, democráticas, pacifistas e cristãs.

Falando sobre a primeira, o estilo popular, enfatizou que “não se trata apenas de estar perto das pessoas, mas de ser e se sentir parte do povo”. A verdadeira essência das pessoas está na solidariedade e no sentido de pertença:

“No contexto de uma sociedade que é fragmentada e de uma cultura individualista temos uma grande necessidade de lugares onde as pessoas possam experimentar esse sentido criativo e dinâmico de pertença, que ajuda a passar do ‘eu’ para o ‘nós’, a desenvolver projetos para o bem comum em conjunto e a encontrar formas e meios de realizá-los”

O Papa convidou seus membros “a cultivarem um novo sonho de fraternidade e amizade social, que não se limitem às palavras’. É o sonho de São Francisco de Assis e de tantos outros santos, de tantos cristãos, de tantos fiéis de todas as religiões: irmãos e irmãs que esse seja também o seu sonho!”.
.
.

papafrancisco #vaticannewspt