Revitalização de USF no Porto da Madama completa dois anos

Rio de Janeiro

Unidade de saúde oferece várias especialidades médicas

A Unidade Básica de Saúde Robert Koch, no Porto da Madama, foi o segundo posto entregue revitalizado pelo prefeito Capitão Nelson no início do seu governo. Dois anos depois, a USF mantém os atendimentos humanizados para a população. As adequações gerais e de acessibilidade da estrutura atendem o público com acolhimento adequado e dignidade.

Apesar de ser uma unidade da rede básica de saúde, ela tem o diferencial de ter as especialidades de pediatria e ginecologia, além de três clínicos gerais e dois dentistas. Ao todo, são mais de 600 consultas mensais. Ela também oferece atendimentos com a equipe do eMulti com psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, assistente social e nutricionista e tem os programas da Atenção Básica.

 “Nem sei quanto tempo sou atendida aqui, mas tem muitos anos. Conheci o posto antigo e a mudança foi maravilhosa, perfeita. O atendimento, a estrutura, está tudo nota 10. O atendimento aqui é perfeito e com uma boa estrutura, melhorou ainda mais”, disse a cozinheira Leni Marins Braga, de 56 anos, que foi à consulta com a ginecologista. 

 O Robert Koch recebeu pisos novos, pintura, climatização, adequações gerais e de acessibilidade (rampa, piso tátil, barras, banheiros adaptados), além da revitalização da fachada e revisão elétrica, tudo dentro das normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 “Contamos que o atendimento dos funcionários continue sendo de acolhimento e humanização. Estamos trabalhando muito para entregar mais qualidade nos atendimentos das USFs. As revitalizações não são boas só para os pacientes, mas também para os funcionários, que têm um local de trabalho apropriado para desenvolver as suas funções e com todos os insumos necessários”, disse o secretário de Saúde e Defesa Civil, Dr. Gleison Rocha.

 A UBS também tem sala de vacinação, realiza o pré-natal, puericultura, preventivo e exames laboratoriais de sangue, fezes e urina. A maior parte das consultas e exames são marcados na própria unidade. Os agendamentos acontecem às quartas para os clínicos, dentistas e pediatra e às sextas para a ginecologista e exames laboratoriais.

 Pela primeira vez na unidade, a técnica de enfermagem Lídia Silva, 46, foi à nutricionista. “É a minha primeira vez aqui, mas já gostei do atendimento inicial. Marquei com facilidade e percebi que está tudo funcionando”, opinou. 

Fonte: Prefeitura de São Gonçalo