USF é referência em atendimento na área rural de São Gonçalo

Rio de Janeiro

Unidade de saúde revitalizada recebe elogios dos moradores

Nona unidade de saúde da família (USF) revitalizada entregue pela gestão do prefeito Capitão Nelson, o posto José Jorge Cortes Freitas, em Itaitindiba, acumula elogios dos usuários. Com ambientes mais humanizados e melhor distribuição do espaço, a unidade de saúde tem capacidade para atender mais de 4 mil moradores.

Referência na região, a USF da área rural de São Gonçalo oferece equipe do e-Multi: psicólogo, nutricionista, educador físico, fisioterapia e assistente social; além de dentista e clínico geral. O eletricista Armando Luiz Gomes da Silva, de 51 anos, foi à unidade para se vacinar contra a gripe, mas é usuário assíduo dos outros serviços.

“Sou paciente do posto desde que abriu. Sempre gostei dos atendimentos daqui. Mas a obra melhorou tudo em 100%. Está melhor do que o atendimento particular. Eu uso tudo aqui: médico, dentista, faço exame de sangue e vacinação”, contou.

Com a mudança na estrutura física, os atendimentos ficaram mais humanizados. As melhorias foram sentidas pelo autônomo Robson Carvalho, 45. “Está tudo muito diferente, está tudo perfeito, o ambiente melhorou muito. As pessoas que trabalham aqui são maravilhosas, perfeitas e atenciosas: desde os atendentes ao médico. Os atendimentos já eram bons, mas com a estrutura boa, ficaram muito melhores”.

A USF também tem os serviços de laboratório para os exames de sangue, urina e fezes; realiza vacinação, preventivo, puericultura, pré-natal, aferição de pressão e de diabetes e tem os programas da Atenção Básica.

A José Jorge Cortes Freitas recebeu pisos novos, pintura, climatização, adequações gerais e de acessibilidade (rampa, piso tátil, barras, banheiros adaptados), além da revitalização da fachada e revisão elétrica, tudo dentro das normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“O objetivo dessas revitalizações é dar mais dignidade para os pacientes nos atendimentos de saúde e para os funcionários. Muitas unidades estavam insalubres tanto para os trabalhadores quanto para a população. Agora, os serviços podem ser prestados com mais humanização, o que é sempre pedido pelo nosso prefeito Capitão Nelson”, explicou o secretário de Saúde, Dr. Gleison Rocha.

Fonte: Prefeitura de São Gonçalo