A prefeitura do Rio inaugura, neste sábado (15), o Parque de Realengo Jornalista Susana Naspolini, que fica na Rua Professor Carlos Wenceslau, na Zona Oeste do Rio. O nome do lugar, que inicialmente seria apenas Parque Realengo, é uma homenagem à jornalista da TV Globo Susana Naspolini, que morreu de câncer em 2022 e era conhecida pela sua atuação no RJ Móvel, que cobrava ações das prefeituras do Grande Rio para ajudar a população fluminense.
Em memória de Naspolini, a mãe e a filha dela participam da cerimônia de inauguração. Ao decidir pela homenagem, o prefeito Eduardo Paes destacou a competência e a relevância do trabalho de Susana, que se destacava no jornalismo comunitário.
Com 76 mil metros quadrados, o parque tem cinco grandes torres de luz e som, além de 3.700 novas árvores. A aposta da prefeitura foi em ter ferramentas que ajudassem a diminuir o calor dos visitantes e auxiliasse no problema das enchentes que a cidade historicamente sofre.
Por conta disso, as torres de iluminação terão 236 esguichos pulverizadores que soltam vapor de água nos visitantes para amenizar o calor nos dias quentes na Zona Oeste.
O parque também terá um reservatório de reuso de água de chuva, com capacidade para 290 mil litros. O objetivo é ajudar na prevenção das enchentes, minimizando alagamentos.
A entrada principal do parque fica a 14 minutos a pé da estação Realengo da Supervia. A construção foi inspirada no Hardens By TH Dat, um icônico jardim em Singapura. Para quem gosta de esportes, há quadras poliesportivas, de basquete, um campo de futebol de grama natural e duas de futevôlei, além de um skate park e academia da terceira idade.