Maricá recebe encontro internacional do Energy Summit no Cine Henfil

Rio de Janeiro

ICTIM e Instituto de Tecnologia de Masschusets (MIT) promoveram debate sobre mudança de matriz energética nesta quinta-feira (20/06)

Depois da participação no Energy Summit na última terça-feira (18/06) na Barra da Tijuca (Zona Oeste do Rio), foi a vez da Prefeitura de Maricá receber nesta quinta-feira (20/06) o principal evento de inovação e empreendedorismo em energia sustentável do mundo, que ocorreu no Cine Henfil. Com organização do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), em parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusets (MIT), as palestras debateram a transição energética mundial. O tema é relevante uma vez que, recentemente, uma jazida do chamado hidrogênio natural (ou branco, que não necessita de beneficiamento) foi descoberta na cidade.

Participaram do evento o presidente do instituto, Cláudio Gimenez, o diretor de Tecnologia Márcio Campos e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria, Petróleo e Portos, Igor Sardinha. Ao lado deles na mesa de abertura estavam o CEO do Energy Summit, Hudson Mendonça, e o CEO do MIT Tecnology Review do Brasil, André Miceli.

Cláudio Gimenez declarou que a presença do MIT é um marco fundamental para o desenvolvimento da cidade, e que a sociedade local deve participar ao perceber os benefícios deste novo momento.

“Estamos entrando para o mapa mundial da transição energética. O Energy Summit é uma vitrine deste setor e nós temos essa expectativa futura no hidrogênio natural, com projeção de uso para cerca de 100 anos. Temos hoje um problema de distribuição de energia para os novos projetos, o que nos motiva a possibilidade de trabalhar com modelos híbridos e limpos, como energia solar e eólica. O contexto do Energy Summit vai gerar um iteresse maior sobre nós”, projetou o presidente do ICTIM.

Igor Sardinha, do Desenvolvimento, destacou que os projetos de energia limpa são custeados pelos royalties do petróleo, que é um mineral poluente.

“Nós usamos recursos oriundos da exploração do petróleo para investir no oposto, que é uma futura matriz energética que não polui. Maricá dá hoje sinais importantes para o país nesse sentido, e o principal deles é o ônibus movido a hidrogênio que nós iremos fabricar. Será o início da descarbonização da frota e espero que, nos próximos anos, estejamos aqui novamente para trocar e avaliar nossas experiências”, disse o secretário.

Hudson Mendonça afirmou que o advento do ônibus a hidrogênio é um grande acerto.

“A cidade está fazendo bem o seu dever de casa, dentro da perspectiva de que os governos sempre assumem mais riscos. Como mostramos, parcerias com a iniciativa privada e instituições como universidades e o próprio MIT também serão necessárias para o suporte dos projetos”, lembrou o CEO do Energy Summit, citando o Programa de Aceleração do Empreendedorismo Regional do instituto norte-americano (MIT REAP, na sigla em inglês).

Fonte: Prefeitura de Maricá