A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Participação Popular e Direitos Humanos, entregou neste sábado (20/07) os certificados e troca de cordéis de 54 alunos de capoeira do Programa Cultura de Direitos. O evento aconteceu na Lona Cultural de Itaipuaçu, no Barroco.
Na solenidade, 31 alunos do polo Recanto e outros 23 alunos do polo Spar receberam uma corda e um certificado, simbolizando o nível em que estão no esporte. Na última semana, outros 54 participantes do polo Inoã já haviam recebido as graduações referentes à hierarquia em que estão.
Coordenadora do polo Recanto, Elisângela Gonzaga ressaltou a integração entre os dois polos e a alegria que tomou conta da Lona Cultural de Itaipuaçu. “A capoeira é uma arte. Ver os sorrisos dos pais e dos alunos na troca do cordel é gratificante. E essa integração dos polos é incrível. Antigamente, as cerimônias reuniam todos os polos, mas dividimos justamente para que os pais possam ter mais acesso e fiquem mais pertinho dos filhos”, apontou.
A coordenadora lembrou que o trabalho com as crianças no contraturno escolar tem, ainda, um papel de incentivar e inserir o esporte na vida desses meninos e meninas. “As crianças saem da escola e seguem para o projeto. Temos muitos relatos de alunos que sofriam bullying, que poderiam seguir um caminho ruim, e encontram no Cultura de Direitos um refúgio”, destacou.
Mudança de comportamento
Na hierarquia da capoeira, até 13 anos, a criança recebe uma corda crua, com as cores nas pontas de acordo com a idade. Aos cinco anos a ponta é verde, aos 6 anos a ponta é amarela, aos 7 é azul, com 8 anos já passa para duas cores, verde e azul. Já aos 9 anos, as pontas são amarela e azul e assim sucessivamente até chegar aos 12 anos, quando a corda possui as pontas amarela e cinza.
Dellaine Rodrigues era só sorrisos ao ver a filha Isadora Rangel, de cinco anos, recebendo o certificado. “Minha filha só quer saber de capoeira, fica em casa vendo vídeos o tempo todo. Ela não fica sem ir às aulas de jeito nenhum, se diverte e gosta muito. E eu gosto mais ainda porque anos atrás eu também fazia capoeira. É incrível ver as minhas filhas continuando algo que eu fazia no passado”, contou a moradora do Spar.
O projeto Cultura de Direitos também atende crianças PcD. Ana Clara, de seis anos, que tem Autismo e Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), pratica capoeira e faz aulas de violino. A mãe, Ana Claudia Gonzaga, destacou como as aulas têm ajudado a filha no tratamento dos distúrbios.
“Ela está se adaptando bem, o acolhimento que tiveram com a Ana Clara foi muito legal. Ela chora quando não vai para o Cultura de Direitos. E para mim é muito emocionante ver minha filha conseguindo se relacionar com os coleguinhas. É um processo de comunicação e interação com os amiguinhos que é gratificante. A capoeira está ajudando muito no tratamento dela, e as aulas de violino deixam a Ana mais calma”, contou a moradora do Recanto.
As inscrições para novos alunos nos seis polos do Cultura de Direitos começam no próximo dia 22 e vão até o dia 10 de agosto, por meio de um link a ser divulgado no portal da Prefeitura de Maricá. Após a inscrição, os interessados deverão acompanhar o sorteio também no site oficial.
Programa Cultura de Direitos
O programa Cultura de Direitos foi criado para desenvolver a capacitação por meio de oficinas de audiovisual, videoarte, música, capoeira e mídias sociais, integrando as ações da secretaria com a comunidade. Permite ainda o trabalho de acompanhamento social, da garantia dos direitos básicos e da ampliação da relação direta entre poder público e a população por meio dos agentes sociais do Comitê de Defesa dos Bairros.
Polos
– Polo Bambuí: Jardim Balneário: Rua 86 (antiga Rua 5), Quadra 191, Lote 07, nº 493.
– Polo Pedreiras: Rua Alcides José Rodrigues, número 102 (antiga Rua dos Quintanilhas).
– Polo Inoã: Rua da Esperança, Lote 18, Quadra 17, Loteamento Chácaras (antiga Rua 5).
– Polo Itaipuaçu: Rua Isaltina Filomena, número 203, Quadra 10, Lote 128- Itaipuaçu.
– Polo Recanto Rua Raimundo Monteiro, número 203, Recanto
Fonte: Prefeitura de Maricá