31 de Julho, memória:

Igreja

Santo Inácio de Loyola, presbítero e fundador.

Inácio de Loyola nasceu numa família cristã nobre e muito rica numa cidade na Espanha, em 1491. Foi educado com todo cuidado para se tornar um perfeito fidalgo. Cresceu apreciando os luxos da corte e era um ótimo cavaleiro.

Com 26 anos, optou pela carreira militar, mas uma bala de canhão mudou sua vida. Ferido na perna esquerda, durante a defesa da cidade de Pamplona, ele ficou um longo tempo em convalescença. Nesse meio tempo, trocou a leitura dos romances de guerra por livros sobre a vida dos santos e a Paixão de Cristo. E assim foi tocado pela Graça de Deus.

Quando ficou curado, trocou a vida de militar por uma vida de dedicação a Deus. Foi então à capela do santuário de Nossa Senhora de Montserrat, pendurou sua espada no altar e deu as costas ao mundo da corte e das pompas. A partir deste momento, passou a ser chamado de Inácio.

Viveu como eremita e mendigo, passando as mais duras necessidades. Ali preparou a base do seu livro mais importante: “Exercícios Espirituais”.

Mudou-se para Paris, onde estudou filosofia e teologia. No ano de 1534, fundou a Companhia de Jesus junto com mais seis companheiros. Nasciam, assim, os missionários jesuítas, que espalharam-se pelo mundo levando o Evangelho para os povos mais longínquos do planeta.

Inácio morreu no dia 31 de julho de 1556, em Roma, na Itália.  

Santo Inácio de Loyola, rogai por nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *