Com a chegada da frente fria mais intensa do ano ao Rio neste final de semana, as temperaturas devem cair drasticamente em algumas regiões da cidade. Em um município com uma área total de 1.200,329 km² e uma geografia única e acidentada, o clima pode variar significativamente de um bairro para outro, e os moradores devem se preparar para um sábado especialmente gelado, com frio e chuva em diferentes partes da cidade.
O frio deve persistir em todo o estado até a próxima quarta-feira (14/08), com destaque para as manhãs, que prometem ser cada vez mais geladas na Região Metropolitana.
O Alto da Boa Vista, na Zona Norte, é conhecido por ser o bairro mais frio da cidade, e este fim de semana não será diferente. Localizado a uma média de 300 metros de altitude e cercado pela Floresta da Tijuca, o bairro tem características geográficas que favorecem a queda de temperatura. Com a frente fria, a previsão é de que a temperatura no bairro não passe dos 14ºC durante o sábado, com chuva praticamente o dia inteiro.
Bairros da Zona Oeste, como Bangu, Realengo e Vila Militar, conhecidos por serem os locais mais quentes do município durante o verão, também vão registrar temperaturas bem baixas, podendo bater o recorde do município. Essas regiões, localizadas em uma área de vale e distantes do litoral, são propensas a registrar grandes variações térmicas, o que significa que as temperaturas podem cair de maneira significativa.
Neste sábado, a previsão é de que a temperatura em Bangu atinja apenas 17ºC durante a tarde, enquanto à noite, a mínima pode chegar a 12ºC. O que mais chama a atenção, no entanto, é a previsão para a semana que vem. Com a continuidade da frente fria no estado, a manhã de quarta-feira (14/08) pode marcar uma mínima de apenas 10ºC no bairro, devido a previsão de tempo limpo, que favorece a perda de calor durante as madrugadas.
Fonte: Diário do Rio