Um município que mudou completamente nos últimos 16 anos, uma história que foi construída a luz de velas, foi assim que Quaquá assumiu a prefeitura de Maricá à 16 anos, com o serviço de fornecimento de energia elétrica cortado por falta de pagamentos. De lá pra cá muita coisa mudou, Maricá se transformou, ganhou fama de país, atraiu a migração de pessoas de todo Brasil e virou modelo de gestão pública nacional e internacionalmente.
O município da Moeda Social, programa de transferência de rendas para os mais pobres, o Passaporte Universitário, programa que coloca o maricaense no ensino superior custeando até 100% da mensalidade, o Tarifa Zero, passagem gratuita para todos, além de uma série de programas sociais que assiste a população do município.
Maricá vem investindo pesado no turismo, está se preparando para ser um dos principais pontos de procura no Estado do Rio de Janeiro. A cidade que estreou na Marquês de Sapucaí com a escola de samba Unidos de Maricá, agora festeja também o sucesso nos gramados, o time Maricá Futebol Clube passou para a elite do futebol carioca, ajudando ainda mais na divulgação da cidade.
Andar pelas ruas de Maricá é se deparar com um mundo paralelo, é ver a alegria e o orgulho de cada cidadão em fazer parte daquela cidade. O carinho e o zelo é percebido nos detalhes, ruas bem cuidadas, segurança presente, e principalmente as instituições públicas funcionando.
A vaga para a elite do futebol carioca foi conquistada na disputa dos pênaltis, foi tensa, foi um verdadeiro teste cardíaco, foi sofrida, assim como no início dessa história, que herdou uma prefeitura falida, sem recursos e sem luz.
Reportagem: Marcelo Rodrigues