Hoje comemoramos no Brasil a independência, a nossa liberdade, a nossa autonomia como nação soberana. Um dia propício para falarmos da grande transformação que o povo de São Gonçalo passou no campo da construção de sua identidade como gonçalense.
Há quatro anos havia um sentimento de inferioridade muito forte inserido na população, São Gonçalo era conhecida como a periferia de Niterói, a fornecedora de mão de obra para o Rio, e tinha em Maricá seu paraíso imediato. Só que de repente um certo Capitão assumiu a prefeitura e no seu discurso de posse prometeu: “Quero chegar no final do meu governo e conseguir ver no olhar de cada cidadão o orgulho de ser gonçalense”, ele cumpriu a promessa, Capitão Nelson Ruas eliminou o complexo de “vira-lata” e inseriu no ceio do gonçalense o orgulho de fazer parte dessa cidade.
Agora quando falamos que vivemos em São Gonçalo ouvimos que finalmente a cidade ganhou comando e tem uma política que busca o desenvolvimento do município e do cidadão.
Caminhar por São Gonçalo é se orgulhar das ruas transformadas, da saúde que passou ser uma referência, das escolas reformadas, das praças bem cuidadas e do sorriso orgulhoso de cada cidadão que pode bater no peito e falar: ISSO TUDO É MEU!
Reportagem: Marcelo Rodrigues