Ele teve dois mandatos para vereador, perdeu a eleição para Deputado Estadual, ficou como primeiro suplente, chegou frequentar a Alerj e retornou para a Câmara de Vereadores de São Gonçalo, candidatou-se a prefeito, figurava na terceira posição nas pesquisas, ultrapassou Djorge Patrício, foi para o segundo turno perdendo para Dimas Gadelha, virou o jogo e venceu as eleições com uma diferença inferior a 5 mil votos.
Assumiu a prefeitura com o discurso de recuperar a auto estima do gonçalense, com seu estilo de prefeito de rua, não de gabinete, aproximou-se do povo, fiscalizou obras e virou amigo.
Capitão Nelson foi o grande cabo eleitoral do Deputado Federal Altineu Cortez, conseguiu eleger Douglas Ruas Deputado Estadual com a maior votação da história de São Gonçalo e a segunda maior do Estado.
Hoje Capitão Nelson Ruas tem um capital político inquestionável, o apoio irrestrito da população da 16° cidade em número de eleitores do Brasil. E São Gonçalo depois de décadas voltou a viver em plena harmonia com seu gestor.
Reportagem: Marcelo Rodrigues