Times abrem decisão da competição nacional às 16h (de Brasília), no Maracanã
Por Redação do ge — Rio de Janeiro
Flamengo e Atlético-MG fazem a terceira decisão de um confronto cercado de rivalidade com 95 anos de história. Em 1980, os rubro-negros conquistaram seu primeiro título brasileiro após derrotarem os mineiro por 3 a 2 num Maracanã que tinha mais de 150 mil pessoas. Quarenta e dois anos depois, em Cuiabá, o Galo levou a Supercopa do Brasil nos pênaltis após o empate por 2 a 2 no tempo normal.
Neste domingo, às 16h (de Brasília), os eternos rivais abrem a inédita decisão de Copa do Brasil, no Maracanã. A TV Globo transmite a partida para todo o país, e o ge acompanha decisão com vídeos e fotos em Tempo Real (clique aqui e siga).
O Flamengo chega à decisão com o foco completo na Copa do Brasil, principalmente após ter perdido a chance de aproximar dos líderes do Campeonato Brasileiro ao ceder empate ao Inter de Porto Alegre nos minutos finais do duelo no Beira-Rio, na última quarta-feira. O time chega com duas baixas importantes por suspensão: Bruno Henrique e Pulgar não jogam.
Tetracampeão, o Rubro-Negro conquistou a Copa do Brasil em 1990, 2006, 2013 e 2022. Foi vice-campeão em 1997, 2003, 2004, 2017 e 2023.
O Atlético passa por grande momento nas copas. É finalista também da Conmebol Libertadores, após eliminar o River Plate com vitória por 3 a 0, em BH, e empate sem gols, em Buenos Aires, na terça-feira passada. No Campeonato Brasieiro, o time não engrenou e está distante do G-6. Dois importantes jogadores não enfrentam o Flamengo: Fausto Vera e Deyverson, por força do regulamento.
Bicampeão, o Atlético ergueu a taça da Copa do Brasil em 2014 e 2021. Na edição de 2016, o time ficou com o vice-campeonato.
Flamengo – técnico: Filipe Luís
O Flamengo chega para a decisão com uma importante mudança tática caso Filipe Luís mantenha o que ensaiou durante a semana. Terá um trio de atacantes, com Gabigol, Plata e Michael. Outra informação importante é o retorno de Alex Sandro, ausência nos jogos com Juventude e Internacional devido a um desconforto no músculo posterior da coxa direita.
Quem está fora: Cebolinha (tornozelo esquerdo), Viña (joelho direito), Pedro (joelho esquerdo), Luiz Araújo (joelho direito), De la Cruz (coxa direita). Carlinhos, também indisponível por lesão (coxa direita), não poderia jogar por ter defendido o Nova Iguaçu na competição. Bruno Henrique e Pulgar, suspensos, completam a lista de desfalques.
Pendurados: Ninguém
Atlético-MG – técnico: Gabriel Milito
O treinador relacionou todos os jogadores disponíveis no elenco para a partida. As principais novidades são os meias Zaracho e Bernard, recuperados de lesão. Sem contar com Fausto Vera e Deyverson (já defenderam outros times na atual edição do torneio), Gabriel Milito tem a possibilidade de repetir o time que passou pelo Vasco na semifinal da competição.
Quem está fora: Cadu (joelho esquerdo), Fausto Vera e Deyverson (não inscritos na Copa do Brasil).
Pendurados: Gustavo Scarpa, Junior Alonso, Lyanco e Matheus Mendes.