A Fórmula 1 conseguiu classificar, no fim das contas. Nas primeiras horas da manhã deste domingo (3), mesmo sob a chuva de Interlagos, o grid do GP de São Paulo foi formado. A pole-position ficou nas mãos de Lando Norris
Mesmo com chuva, a classificação do GP de São Paulo de Fórmula 1 foi adiante na manhã deste domingo (3), na primeira definição de grid no domingo em cinco anos. A chuva continuou, bem como a incerteza até instantes antes da atividade, mas aconteceu. Numa atividade recheada de acidentes, Lando Norris foi quem melhor respondeu às condições climáticas e conquistou a pole-position.
Norris sofreu e passou raspando pelo Q1, com uma volta anotada nos últimos instantes, mas terminou na frente tanto o Q2 quanto o Q3. Um resultado fundamental para as pretensões no campeonato, uma vez que Max Verstappen caiu no Q2 e, punido, larga somente na 17ª colocação, salvo novas punições distribuídas para outros atores da classificação.
A loucura que se instalou fez com que o grid ficasse totalmente diferente do imaginado. George Russell larga na primeira fila, após virar 0s173 mais lento que o rival da McLaren. A sequência foi extremamente chamativa. Yuki Tsunoda larga em terceiro, seguido por Esteban Ocon e Liam Lawson. Charles Leclerc põe a Ferrari na sexta colocação. Alexander Albon, Oscar Piastri, Fernando Alonso e Lance Stroll fecham o top-10. Além de Verstappen em 17º, a segunda metade do grid conta ainda com Sergio Pérez em 12º, Carlos Sainz em 13º e Lewis Hamilton, mais uma vez fora no Q1, em 15º. Foram cinco acidentes diferentes, todos causando bandeiras vermelhas, além das escapadas de pista e rodadas por toda a parte. Franco Colapinto foi o primeiro, ainda no Q1, ao sair entre o S do Senna e a Curva do Sol. No Q2, Sainz, no fim do S do Senna, e Lance Stroll, exatamente no mesmo posto que Colapinto. Por fim, no Q3, Alonso foi ao muro no Bico de Pato; depois, Albon arrebentou a traseira da Williams ainda no fim da reta dos boxes. Um bate-bate danado em classificação caótica.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de São Paulo, em Interlagos, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Depois das atividades de cada dia, debate tudo o que aconteceu no Briefing. Logo mais, a largada está marcada para as 12h30 (de Brasília, GMT-3). O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ com os repórteres Evelyn Guimarães, Gabriel Carvalho, Gabriel Curty, Luana Marino e Pedro Henrique Marum, além do fotógrafo Rodrigo Berton.