São Gonçalo capacita para atendimento a bebês nas unidades de saúde

Rio de Janeiro

Equipe faz treinamento com boneco, que ganha nome de Heitor

Enfermeiros das unidades de saúde da família (USFs) começaram a ser capacitados para o atendimento de puericultura nesta quinta-feira (16). A novidade deste ano é um molde realista de um bebê, que já ganhou até nome – Heitor – e é o mascote da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo. O ‘recém-nascido’, que tem peso, altura, marca da vacina BCG e até do teste do pezinho, como de um bebê de verdade, vai visitar todas as USFs esse ano.

A USF Bandeirantes foi a primeira a receber a novidade. “Todos os anos, trabalhamos com as atualizações nas capacitações. E, esse ano, ganhamos o Heitor para percorrer as unidades. Ele é muito realista e vai ajudar a ensinar como os enfermeiros devem atuar nas consultas de puericultura”, disse a coordenadora do Programa Integral de Saúde da Criança e do Adolescente, Raquel Vieira.

Durante a qualificação, os enfermeiros aprenderão o que devem fazer na consulta da primeira semana do bebê, como os exames físicos, orientar os pais sobre manterem a caderneta da criança atualizada com as vacinas e com os quadros de desenvolvimento em dia e com peso e altura.

“Essas atualizações são muito importantes dentro da enfermagem. Normalmente, a consulta de puericultura com a equipe de enfermagem é o primeiro contato da criança com a unidade de saúde. São eles também que costumam orientar as mães sobre todos os exames e vacinas disponíveis na rede pública e onde podem ser feitos, já que muitas mães não têm o conhecimento do que fazer e onde podem ir”, explicou a secretária de Saúde, Dra. Bianca Serour.

Fonte: Prefeitura de São Gonçalo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *