Unión Española e GV San José não poderão atuar nos seus estádios contra o Tricolor na fase de grupos da Sul-Americana devido a falta de liberações da Conmebol
A Conmebol divulgou, nesta terça-feira, as datas e horários dos jogos da fase de grupos da Conmebol Sul-Americana, e o Fluminense teve uma boa notícia no Grupo F. Isso porque dois dos seus três adversários não poderão atuar “em casa” nesta etapa do torneio. O Unión Española e o GV San José não conseguiram as liberações necessários e mandarão seus jogos em outras sedes.
No caso do GV San José, há a alteração de estádio, mas o temor da altitude segue o mesmo. O clube, que manda seus jogos em Oruro, irá atuar em La Paz contra o Fluminense porque o Estádio Jesús Bermúdez, que fica a 3.735 m acima do nível do mar e está em 5º lugar entre os de maior altitude do mundo, não tem liberação da Conmebol por conta da iluminação.
Por isso, a solução do clube boliviano foi levar a partida para o Estádio Hernando Siles, em La Paz, a 3.650 m acima do nível do mar. Apesar da altitude não sofrer grandes alterações, o fator casa pode ser um diferencial, já que a distância entre as cidades é de cerca de 4h de carro.
Recentemente, o Fluminense foi derrotado por 1 a 0 para o The Strongest em La Paz, pela fase de grupos da Conmebol Libertadores de 2023.
O outro que não jogará “em casa” é o Unión Española. O clube manda seus jogos em Santiago, no Estádio Santa Laura, que se gaba por ser o mais antigo do país. Porém, ele não foi liberado por conta das condições do gramado, tanto que está fechado atualmente por conta disso.
ATUALIZAÇÃO: após a publicação desta matéria, a Conmebol atualizou a tabela tirando o jogo do El Teniente, em Rancágua, e deixando “A definir”. O Unión ainda tenta a liberação do Santa Laura.
O Fluminense nunca atuou no estádio, mas foi lá onde o Magallanes empatou em 2 a 2 com o Botafogo, pela Sul-Americana de 2023.
O único que se manteve “em casa” foi o Once Caldas, que manda seus jogos na cidade de Manizales, no Estádio Palogrande, que tem capacidade para mais de 30 mil torcedores. Ele foi palco da final da Conmebol Libertadores de 2004, quando os colombianos conquistaram o título em cima do Boca Juniors. A altitude do local é de 2.160 m, porém, é considerado leve e de poucos efeitos para os jogadores.
Fonte: GE