Neste último ano, 12 mil solicitações da população foram atendidas
O projeto Colabore SG, ferramenta essencial para a interação entre a gestão pública e a população, vem se mostrando cada vez mais um sucesso. Recentemente, duas subsecretarias conseguiram atender todas as demandas da população, zerando as solicitações no aplicativo Colab: a Subsecretaria de Iluminação Pública, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, e a Subsecretaria de Fiscalização de Posturas, ligada à Secretaria de Ordem Pública.
Apenas no último ano, foram atendidas aproximadamente 12 mil solicitações da população, sendo que destas aproximadamente 5 mil estão ligadas à Iluminação Pública e cerca de 500 à Posturas. Desde sua implementação, em 2021, o projeto Colabore RG acumula mais de 62 mil usuários cadastrados, 50 categorias, seis serviços digitais (como cartão de estacionamento para Pessoas com Deficiência, cartão de estacionamento da pessoa idosa, carteirinha da pessoa com Síndrome de Down, carteirinha da pessoa autista, Agendamento do Minha Casa Minha Vida e agendamento pré-castração) e o atendimento de mais de 29 mil demandas.
João Gabriel Morales Pessoa, subsecretário de Iluminação Pública, destacou a importância de sua equipe para que o trabalho ocorra de forma tão integrada e favorecendo a população.
“As pendências estão zeradas. Todos que atuam comigo, sem exceção, são responsáveis por essa evolução nos serviços. Além disso, a Iluminação Pública conseguiu atingir, no mês de maio, uma redução significativa no período que se leva para atender uma solicitação e conseguimos atender o contribuinte no menor tempo possível, algumas em até 24 horas úteis. Nesta segunda, por exemplo, estou atendendo as demandas deste fim de semana. Ninguém faz nada sozinho e estamos atuando em conjunto sempre. Hoje, sete caminhões atuam pelo município implementando as lâmpadas de LED do Ilumina São Gonçalo e realizando manutenções”, disse.
Diego Manhães, subsecretário de Posturas, destacou o avanço que o projeto possibilita com relação ao serviço público e a demanda da população e garantiu que as solicitações continuarão sendo atendidas com prioridade.
“A otimização dos processos e a utilização eficaz do aplicativo Colab permitiram que a Subsecretaria de Fiscalização de Posturas atingisse um nível de eficiência inédito. Saltamos de um atendimento de apenas 30% das denúncias para a resolução de 100% dos casos, impactando diretamente a satisfação e a confiança dos cidadãos de São Gonçalo. Este avanço notável é resultado direto da revisão e otimização dos nossos procedimentos internos, que nos permitiram dar uma resposta mais ágil e eficaz a cada demanda registrada no Colab. Acreditamos que a atenção dedicada a cada denúncia é fundamental para construir uma relação de confiança com os cidadãos de São Gonçalo”, disse.
Projeto Colabore SG
O Projeto Colabore SG foi lançado em setembro de 2021 como parte do Plano Estratégico “Novos Rumos”. O Projeto disponibiliza à população acesso a um canal direto de comunicação com o poder público, através do aplicativo Colab, tornando o processo de solicitação e acompanhamento de serviços mais ágil e acessível.
O projeto representou um grande avanço na direção de uma gestão mais eficiente e transparente, permitindo aos cidadãos participarem ativamente da administração pública. É o que afirma a secretária de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), Rafaela de Santana Ribeiro.
“Com o Projeto Colabore SG, o município avança na digitalização dos serviços públicos, aproximando a gestão da população. Por meio de um trabalho integrado entre as secretarias, buscamos zerar as demandas e reduzir o tempo de atendimento das solicitações. Já somos referência para outros municípios e conquistamos o segundo lugar no Prêmio Maturidade Digital. Seguimos inovando para melhorar a vida da nossa comunidade”, disse.
Fonte: Prefeitura de São Gonçalo