Ação integrada das secretarias de Assistência Social, Saúde e Segurança Cidadã viabilizou o retorno de Matias Mazzuchi ao país de origem
A Prefeitura de Maricá realizou, no início de maio, o recâmbio de Matias Augusto Mazzuchi para a Argentina, seu local de origem. Ele vivia em situação de rua no Brasil há cerca de 15 anos e, em Maricá, se instalou como artesão na Praça da Índia, no Centro, vendendo peças artesanais. A ação foi feita pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania em parceria com as pastas de Segurança Cidadã e Saúde.
Segundo Dayse Almarindo, subcoordenadora do Centro Pop, o primeiro contato dele com a assistência do município foi buscando alimentação, higiene e ajuda para tirar documentos, que havia perdido. “Nós oferecemos abrigo, mas ele não aceitou por preferir continuar na praça, julgava mais prático por conta do seu material de trabalho”, relata.
Ainda segundo Dayse, a equipe da unidade apurou, no atendimento, que Matias tinha uma filha de 24 anos e uma irmã residentes em Buenos Aires. Em contato telefônico com a irmã, Natália, os assistentes foram construindo o retorno de Matias ao seu país natal. “Ele demonstrava desejo de voltar depois de ter sofrido uma queda e precisar usar muletas após operar a perna direita com colocação de pinos”, conta.
O bom termo da história se deu com a disposição da irmã de vir buscá-lo de carro no Sul do Brasil, onde se encontraram e de lá partiram os dois para Buenos Aires. “Ele está feliz agora e nos enviou uma foto com a irmã no carro, se sentindo agradecido e mais seguro para cuidar da saúde estando perto da família”, diz Dayse, com ar de dever cumprido
Fonte: Prefeitura de Maricá